A beleza está nos olhos de quem vê
Baseado no livro de Camila Cury de mesmo título. Importante livrar-se dos padrões estabelecidos sobre a beleza, porque cada ser humano é único.
Suely Buriasco
Esse é o título do livro da psicóloga Camila Cury baseado na expressão que significa que indivíduos diferentes têm diferentes padrões de beleza. No prefácio dessa obra, o psiquiatra Augusto Cury escreveu: “Este é um tema que todos nós precisamos discutir sem medo, sem reservas e sem preconceitos. A beleza, da estética ao conteúdo, está nos olhos de quem interpreta, sente, vive”.
Os padrões de beleza impostos pela sociedade causam muitos transtornos e representam grande sofrimento, principalmente para as mulheres. Pessoas passivas diante da ditadura que é estabelecida deixam-se escravizar e se tornam inseguras e insatisfeitas, podendo desenvolver ainda distúrbios alimentares e psíquicos na busca do modelo de um corpo perfeito.
Ver a beleza em tudo que vê
Mudar esse padrão é essencial, pois não se pode prejudicar a própria vida diante de um modelo imposto, afinal, somos seres únicos e cada um é dotado de uma beleza diferente. Ninguém deveria ser visto como mais ou menos belo porque cada um é dotado de atributos diferentes. Cada pessoa é linda na sua essência e são as diferenças que realçam o que há de melhor nela.
Olhos da alma
Importante observar que não se pode apenas enxergar com os olhos, existem características que fogem à visão comum, então é preciso ver com os outros sentidos. As maiores belezas estão na alma, na maneira como a pessoa se manifesta. Dizem que os olhos são o reflexo da alma, pois a beleza pode ser vista num olhar, num gesto de meiguice, na sinceridade da alma. Viver uma vida simples é também ver a beleza com o coração, valorizando o belo que há no mundo e nos seres que o habitam.
Padrões de beleza
Muitas vezes nos enganamos com as aparências, pois, o que parece lindo aos nossos olhos pode na verdade não ser. Os padrões de beleza que são impostos pode nos condicionar a um grande engano. A padronização da beleza nos afasta do que realmente é belo e importante em nossas vidas. É de suma importância fugir de qualquer modelo imposto, porque tudo o que toca ao ser humano é individual e único. A beleza tem a ver com outros atributos que são expressos pelo ser através de sua trajetória na vida, pois é resultado da maneira como se apresenta. Pessoas amargas, egoístas e pessimistas não têm bom olhar para a vida e para seus semelhantes, enquanto pessoas doces e otimistas enxergam beleza até nas pequenas sutilezas.
Verdadeira beleza
Uma pessoa é bela quando tem a capacidade de demonstrar o seu melhor, de transmitir sentimentos bons aos que a rodeiam. Por isso beleza não se compara; o belo pertence a quem sabe respeitar e valorizar as diferenças; a quem desenvolve a autoestima e reconhece que pode ser sempre melhor. A beleza está em quem compreende o próprio valor e busca realçá-lo de forma natural, que sabe se valorizar como um ser humano total: físico e espiritual. É belo quem reconhece que a beleza está no todo e compreende seu semelhante da mesma forma.