Autismo: reconheça os primeiros sinais

Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de autismo que se manifestam em bebês.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Coração de mãe não se engana…

Desde os primeiros dias em casa eu sentia que meu bebê tinha alguma coisa diferente. Mas ainda não sabia exatamente o que era.

Será que ele não enxergava direito? Será que não escutava direito? Por que ele não olhava nos meus olhos enquanto mamava no peito, como fizeram os irmãos?

“É a personalidade dele. Cada criança tem seu tempo.” Era a justificativa que o pediatra me dava.

Mas, coração de mãe não se engana…

Advertisement

Com 2 anos, o irmãozinho gêmeo já tagarelando e ele, nada ainda. “Vamos observar. Se até 2 anos e meio ele não estiver falando nada, começaremos a investigar.”

Mas, nossa sorte, foi que antes disso a professora emitiu o alerta “Mãe, seu filho apresenta vários sinais de autismo.”

É. Coração de mãe não se engana mesmo!

Se você perceber qualquer um desses sinais em seu bebê, corra atrás de informações. Procure profissionais especializados e confie na sua intuição.

As consultas de rotina com o pediatra são muito breves para que ele possa realmente avaliar o desenvolvimento de seu filho e geralmente não vão muito além do peso e medida da estatura.

Advertisement

Observe as outras crianças da mesma idade que seu filho. As diferenças de personalidade de fato existem. Algumas crianças são mais agitadas, outras mais tranquilas.

Mas, procure um neuropediatra ou psicopedagogo se estiver com a pulga atrás da orelha.

Lembre-se que quanto antes começarem a trabalhar essas habilidades, maiores serão as chances de seu filho se desenvolver.

Por isso, fique atento!

Leia: Como identificar e tratar o autismo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.