Como ajudar seu filho com o projeto de ciências

Precisamos reconhecer cada oportunidade maravilhosa de participar da vida de nossos filhos, desde a mais simples e corriqueira até aquelas especiais e esporádicas. Lembre-se que as pequenas coisas farão maior diferença.

Taís Bonilha da Silva

A infância e adolescência são fases da vida que passam muito rápido, enquanto as estamos vivenciando parece que serão eternas, mas quando percebemos tudo já passou. As descobertas da infância e as crises da adolescência não passam de lembranças e sentimos que poderíamos ter aproveitado um pouco mais.

Com relação aos filhos o sentimento é o mesmo, o período de infância e adolescência deles também vai passar muito rápido e se nós, como pais, não aproveitarmos cada simples momento dessas fases poderemos nos arrepender no futuro.

Ser e estar presente na vida diária

Ao contrário, se estivermos presentes a cada descoberta, conquista ou até mesmo nas crises da vida de nossos filhos, quando o tempo passar, poderemos olhar para trás com sentimento de satisfação por ter aproveitado cada momento e desfrutado de cada fase. Porém, só teremos esse tipo de sentimento com relação ao passado de nossos filhos se realmente formos capazes de desfrutar cada momento. Até de momentos difíceis é possível desfrutar, nem que seja do aprendizado que esses momentos trazem.

Reconhecer as oportunidades de estar próximo

Precisamos reconhecer cada maravilhosa oportunidade de participar da vida de nossos filhos, desde a mais simples e corriqueira até aquelas especiais e esporádicas. Lembre-se que as pequenas coisas é que farão maior diferença.

Uma boa oportunidade é a participação nas tarefas escolares, além de serem fundamentais para o bom aprendizado das crianças são momentos muito ricos de aproximação e fortalecimento de laços afetivos entre pais e filhos. Depois que o tempo passar você verá o quanto terá valido a pena despender tempo ajudando seus filhos em projetos de ciências, por exemplo. E serão memórias muito agradáveis para eles também.

Advertisement

Sugestão, participação e incentivo

Eu me lembro de quando estava na quinta série do ensino fundamental e participei de uma feira de ciências na escola. Minha mãe sempre foi muito criativa e pedi ajuda para ela, lembro que eu e algumas colegas fizemos um palhaço que tinha um nariz de lâmpada vermelha e na barriga algumas perguntas de matemática. Quando a pessoa acertava as respostas o nariz do palhaço acendia (a ideia do nariz foi da minha mãe).

Essa lembrança é muito agradável não só porque meu grupo ganhou medalha de terceiro lugar na feira de ciências da escola, mas porque marcou-me profundamente a importância que minha mãe deu ao meu projeto e o tempo que dedicou em me ajudar.

Agora sou eu que estou no papel dela ao ajudar meu filho com os projetos da escola, são momentos divertidos e de união que serão gravados em nossos corações para sempre.

Mostre a seus filhos seu interesse em ajudá-los, sugira ideias e ajude na realização também. Com certeza eles irão apreciar muito sua ajuda e você terá a rica oportunidade de passar preciosos momentos ao lado de seus filhos, momentos que são como frações de segundos se comparados com a vida toda, mas que poderão ser eternizados nas lembranças do coração.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.