Como amamentar seu bebê
Dicas de como amamentar seu bebê da melhor forma e corretamente.
Carla Pinheiro Alves
Como amamentar
O leite materno é o alimento ideal para o bebê. Seu corpo está preparado para recebê-lo, ele é rico em nutrientes e possui anticorpos. Além disso, vêm na consistência certa, temperatura e sabor ideal para a criança, é super prático, não precisa ficar carregando mamadeiras nem bolsas térmicas, ele já está pronto, a toda hora e em qualquer lugar, basta o bebê mamar e é totalmente de graça, uma economia gigantesca e com um benefício sem igual. Isso sem falar nos benefícios psicológicos para mãe e bebê, pois é sempre muito prazeroso para a mulher amamentar o seu filho, ver sua satisfação em estar ao lado da mamãe, ver seu rostinho, os olhinhos que fitam os da mãe profundamente até adormecer, sentir seu cheiro sem igual e aproveitar esse tempo porque ele nunca mais volta e lembrar que não existe nada que aumente mais o vínculo entre mãe e bebê nesse período do que a amamentação.
A amamentação
Realmente, é preciso saber amamentar. É verdade que muitas mulheres não conseguem, mas acredito que muitas desistem por não conseguirem fazer com que o bebê mame corretamente ou porque sofrem muito com as dores da sucção do bebê. Mas, preparamos algumas dicas para você estar preparada e conseguir desfrutar de todos os benefícios da amamentação sem as neuras das dificuldades do início.
“Principais vantagens da amamentação para a mulher e o bebê – redução do risco de câncer da mama e do ovário, diminuição da incidência de depressão pós-parto. O leite materno é rico em substâncias que protegem o bebê de infecções, diarréias e alergias, além de melhorar o desenvolvimento psicomotor, emocional e social da criança”.Diz Hildice Pereira, gerente técnica de Atenção Básica da Sesau.
Como amamentar
Algumas mulheres, até mesmo antes do nascimento do bebê, começam a produzir o colostro, que não é o leite em si, mas é um alimento muito rico ideal para os bebês. Depois do nascimento, é preciso estimular a sucção correta, pois quanto mais ele mama, mas a mãe produz leite materno. Estamos falando em quantidade, para melhorar a qualidade é preciso uma boa alimentação da mãe.
Lembre-se destas 3 dicas essenciais:
1. Fazer uma boa higiene nas mamas.
2. Coloque o bebê de forma confortável, barriga com barriga, coloque-o em seu peito.
3. Seus lábios inferior e superior devem estar voltados para fora, e a auréola deve estar dentro da boca do bebê.
Observe bem isso, caso contrário, seu filho não estará se alimentando, estará fazendo o seu peito de chupeta e dessa forma ele não conseguirá dormir bem nem lhe dará descanso e não ganhará peso.
Sendo firmes
É verdade que nos primeiros dias não é fácil amamentar, principalmente, se for o primeiro filho. Muitas vezes é muito doloroso, é uma sensação semelhante a de uma queimadura. Mas para aliviar a dor, recorra a pomadas que o ginecologista receitará para você. Eu gostei muito da bepantol que não é específica para isso, mas as enfermeiras do hospital em que tive meus filhos indicaram-me. Usei-a tomando o cuidado de lavar as mamas antes das mamadas e foi o que resolveu.
“A amamentação é uma das maneiras mais eficazes de assegurar a saúde e sobrevivência da criança. A amamentação ideal juntamente com a alimentação ajuda a complementar e prevenir a desnutrição e pode poupar cerca de um milhão de vidas de crianças.” Ministério daSaúde.
Realmente vale a pena, são apenas uns três dias doendo, depois passa e os benefícios de conseguir amamentar são imensos, como: aumentar o vínculo com seu bebê, ter a praticidade do aleitamento materno a qualquer momento e em qualquer lugar, os benefícios para saúde do bebê e para seu bolso, pois o leite materno é de graça. Depois disso tudo, é só curtir o seu bebê.