Como encontrar um bom lugar para se voluntariar
Trabalhar pelo bem da alma de alguém, trará paz a sua alma.
Jacira Silva dos Santos Araujo
“Sempre que alguém nos faz o bem reflete o teu amor ó Deus, bênçãos derramam sobre os teus pelas bondosas mãos de alguém.” (Karen L. Davidson)
Em algum momento de nossa vida, recebemos a benção de termos sido ajudados por alguém. O sentimento de alegria e gratidão, realmente, transbordou em nossos corações e, muitas vezes, levamos isso para nossa vida, retribuindo a alguém com atos de bondade também.
Existem algumas instituições específicas que têm como objetivo aumentar esse círculo de bondade e amor através de trabalhos voluntários. Além de ser um trabalho enobrecedor, o trabalho voluntário nos dá a oportunidade de nos tornarmos pessoas mais felizes, gratas pelas grandes riquezas que a vida nos dá, como saúde, paz, alegria e felicidade.
Andando a segunda milha
Todo dia podemos ser um voluntário. No dicionário, a palavra voluntário significa “(…) que age espontaneamente, derivado da vontade própria”(Dicionário Aurélio), ou seja, todo ato que praticamos para ajudar alguém está sendo um trabalho voluntário, mas existem pessoas que têm o desejo de fazer algo a mais, ou seja, andar a segunda milha sendo voluntário em algum lugar específico, a esses é necessário fazer uma série de pesquisas para chegar ao lugar ideal.
É importante lembrar que o trabalho voluntário irá requerer que você disponibilize seu tempo e seu talento.
“Somente aqueles que aprenderam o poder da contribuição sincera e altruísta experimentam a alegria mais profunda da vida: a verdadeira realização.” (Anthony Robbins)
Dicas de como encontrar um bom lugar
Pergunte a um amigo
é sempre bom receber referências de um lugar o qual alguém já conheceu, por isso, pergunte a seus amigos se eles conhecem algum lugar, aproveite também os seus amigos das redes sociais como: facebook, twitter, Orkut, linkedIn etc.
Centros comunitários
em alguns bairros, existem centros comunitários para ajudar aquele bairro ou comunidade especificamente com alguns projetos para a melhoria do lugar. Normalmente, eles podem até tirar dúvidas ou te encaminhar para o lugar específico responsável por esse tipo de trabalho.
Órgãos governamentais
normalmente, as prefeituras de cada município fornecem informações a respeito de lugares ou grupos que realizam trabalhos voluntários, procure ligar ou ir até o local para saber mais informações.
Internet
existem muitos sites específicos de busca, faça buscas específicas como “central de voluntariado”, “ONGs com trabalho voluntário” etc, com certeza, virão muitas informações a respeito, só basta verificar se é na área desejada.
Ser voluntário requer amor e desejo de trabalhar por uma causa
O desejo de trabalhar como voluntário em uma entidade requer compreender que você será um apoio para aquela entidade, seguindo os objetivos já estabelecidos por ela, não deve ser em busca de status social ou olhar para o outro como menos afortunado que você, o objetivo correto deve ser olhar o outro com carinho e gestos solidários.
Ser um voluntário nos dará uma visão a respeito do sentido da vida, e quais prioridades que, realmente, têm sentido, e saber se doar sem esperar nada em troca, porque o que importa é ver o outro feliz.
“Que dom maior se pode achar, que bem maior a vida tem (…), mais fé trazer e amparo dar? (…) Gratas lembranças ficarão mais junto a Deus a nos levar.” (Karen L. Davidson)