Como viver seus valores num mundo sem valores

É preciso coragem e determinação para viver publicamente os padrões que decidimos seguir. Podemos influenciar muitas pessoas com nosso bom exemplo.

Erika Strassburger

Vivemos em um mundo sem valores. Na verdade, o que andam fazendo com os bons e velhos valores? Invertendo-os, chamando o bem de mal e o mal de bem, chega a assustar! O homem honesto é considerado “otário”, enquanto o desonesto é esperto; o ideal é trabalhar menos e ganhar mais; a pureza sexual está totalmente ultrapassada; o valor de uma pessoa é avaliado pelos bens materiais que ela possui; pais acatam às imposições dos filhos; muitas outras distorções são pegadas não só como válidas, mas como as melhores alternativas.

É preciso ser forte para ser diferente e enfrentar a oposição sem recuar. Você verá, a seguir, 7 dicas de como viver seus valores sem temor e, ainda, influenciar aqueles que passam na sua vida:

1 – Tenha coragem de assumir seus valores

Ao assumirmos nossos elevados valores ante os demais, corremos o risco de sermos ridicularizados, não aceitos ou excluídos de determinados grupos. Não tema a rejeição. Muitas vezes, isso acontece no início, mas com o tempo passamos a ser respeitados. E mesmo que isso não aconteça, você estará tranquilo por ser fiel àquilo que acredita.

2 – Pense no poder da sua influência

Lembre-se da escritura: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Advertisement

Mateus 5:14-16

Podemos ser boas influências na vida de muitos. Muitas boas pessoas adotariam valores elevados, caso soubessem sobre eles e fossem persuadidos a mudar. Aqueles que sabem o que devem fazer, e o fazem, podem ser uma luz para essas pessoas.

3 – Seja persuasivo

Exponha as razões de seus valores. Expresse sua alegria por fazer o que é certo. Exponha todos os dados – sejam científicos, lógicos ou religiosos – que tiver acerca de um valor que você defende. Use exemplos para apoiar sua defesa.

Vou dar um exemplo. Imagine que você é uma moça que decidiu se casar virgem, tentando convencer uma amiga que pretende perder a virgindade com o namorado de que sua decisão é a mais acertada. Você pode usar os seguintes argumentos:

  • Nada garante que sua amiga se casará com o namorado.

    Advertisement
  • Se não der certo com ele, quantos parceiros ela terá na vida até encontrar o futuro marido?

  • E se ela engravidar? Terá que largar os estudos, desistir (pelo menos temporariamente) de seus planos profissionais.

  • E se ela contrair alguma doença sexualmente transmissível?

  • E se ela ficar malfalada? Os homens costumam trocar confidências com os amigos sobre suas parceiras sexuais.

  • E se ela for rejeitada devido à fama que adquiriu?

    Advertisement
  • Mostre pesquisas recentes sobre índices de divórcio, gravidez na adolescência, índices de infecções por doenças sexualmente transmissíveis.

  • Conte histórias que você conhece de alguma amiga ou conhecida que teve relações sexuais com seu namorado e ficou desolada com o término do namoro, ou engravidou e acabou tendo que cuidar da criança sozinha (histórias assim são muito comuns).

  • Mostre-lhe pesquisas feitas com rapazes sobre o tipo de mulher com quem gostariam de casar (só esse argumento bastaria).

4 – Não se isole nem esnobe as pessoas que não partilham dos mesmos valores

Você pode se sentir solitário por não partilhar dos mesmos gostos, não ter as mesmas atitudes nem aderir ao modismo de seus amigos. Não se isole, tampouco aja com arrogância. Seja educado, simpático, prestativo, comunicativo, e empático. Lembre-se de que grande parte dos valores é adquirido na infância e adolescência. Muitas crianças e jovens não recebem instruções suficientes. Ainda que tenham recebido, muitos rebaixam seus valores, ficam perdidos e precisam de uma mão amiga para resgatá-los

5 – Transborde a alegria que provém de um viver digno

Sorria! O sorriso é contagiante. Você sabe o quanto é feliz por fazer o que é certo. Todas as noites você coloca sua cabeça no travesseiro e dorme tranquilamente, pois sua consciência está leve. Muitas pessoas até podem sentir uma alegria momentânea, agindo de forma errada, mas quando a alegria passa, vem o vazio. Elas sabem que os frutos das suas escolhas não são desejáveis.

Advertisement

Muitas pessoas estão tateando no escuro, procurando a luz que as fará feliz. Ao ver sua felicidade, e ao perceber que você não precisa de muito para ser feliz, elas podem questionar-se sobre suas próprias escolhas e desejar desfrutar do mesmo tipo de sentimento que você desfruta.

6 – Ensine também por preceitos

As melhores lições são dadas através do exemplo, ainda assim, é importante instruir também por preceito. Fale sobre o que você acredita.

7 – Não vacile

Mesmo uma pessoa com valores elevados pode cair. Não confie demais na sua força moral, no “braço da carne”. Não vacile. Você precisa da ajuda e proteção do Senhor para permanecer no caminho que decidiu trilhar. O mundo, com seus atrativos, é muito sedutor. Muitas pessoas pensam que podem correr riscos e nada acontecerá. Ninguém cairá num buraco se manter a devida distância dele.

Essa é uma época difícil para quem decide manter padrões de comportamento elevado. Pior ainda para quem não tem um “alicerce seguro” onde “construir sua casa”. Essas pessoas podem não estar cientes de que estão à mercê das tempestades da vida, que são como barcos sem âncora em meio à tempestade, sujeitas ao joguete das ondas e, ainda pior, ao naufrágio.

Você tem a importante missão de ser uma luz para qualquer pessoa que passar na sua vida. Seguindo os passos acima, você poderá contribuir para que muitas vidas sejam mudadas. Cuide, porém, para não cair na cilada do orgulho nem entrar em disputas desnecessárias. Em vez de se orgulhar por fazer o que é certo, sinta-se humilde pelo caminho que foi inspirado pelo Senhor a seguir. Não se sinta melhor que ninguém, mas responsável pelas verdades que lhe foram confiadas. “(…) a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá”. Lucas 12:48.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.