Medo x coragem: Crescendo e vencendo desafios

Coragem não é a ausência de medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo.

Beth Proenca Bonilha

Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato, então um mágico teve pena dele e o transformou em gato.

Mas ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então ele começou a ter medo da pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador.

Nessa altura, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

“Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo”.

Essa fábula nos remete ao poder que temos em nós para sobrepujarmos os desafios ou desistir deles. Todos precisam ter consciência do tipo de coragem que têm. Não adianta se comparar a outras pessoas, seja para concluir que se é um medroso ou para querer ser tão corajoso como seu modelo, pois coragem não é a ausência de medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo.

Advertisement

Como avançar apesar do medo

Medo é insegurança diante daquilo que não se experimentou ainda ou daquilo que lhe fez mal. Por isso, se você quer ter coragem em situações desafiadoras, duas ações básicas são importantes quando se apresentar a ocasião:

1. Tenha determinação

Lembre-se do dito popular: “Não há bem que nunca acabe ou mal que dure para sempre”. Isso é pensar positivo, é olhar para os desafios com vontade de vencer independente do que lhe seja exigido no momento. Determinação faz com que a pessoa tenha coragem de enfrentar os desafios com a certeza de que mesmo que haja queda ou lhe provoque dor, tudo passará.

2. Aprenda algo de bom com a situação

Coragem é ter a certeza de que independente do que tenha que enfrentar, saber que algo de bom vai restar. Olhe para o desafio como uma oportunidade de aprendizagem e para ganhar experiência, nem que seja para aprender o que não se deve fazer. Olhar a situação com bons olhos sempre lhe dará a sensação de que valeu a pena, que enfrentar o medo com coragem, aquela coragem que lhe faz avançar independente do medo, fez você melhor porque aprendeu algo, porque ficou mais forte ou porque simplesmente venceu o medo.

Se hoje você perceber que tem a coragem de um camundongo, não se aflija, faça o melhor com o que tem. Só assim passará para a coragem do gato, depois do cão e da pantera, até que tenha a coragem do caçador, mas de um caçador de conquistas internas, de vitórias sobre desafios e vencedor de medos.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu