Mudar de vida: Deixando de ser uma pessoa áspera e amando a vida
Dicas para levar a vida com mais leveza, melhorando seu humor e a aspereza.
Fernanda Ferraz
Uma pessoa áspera é considerada alguém inflexível, que não concorda com muitas pessoas, que muitas vezes não são delicadas no falar e proceder, são indivíduos que tendem a achar que a verdade é só dele, e que a ideia, informação ou parecer do outro, não terá muita contribuição. Normalmente são pessoas difíceis de conviver e compreender, podem mudar rapidamente de humor e algumas vezes podem ser instáveis emocionalmente.
Algumas vezes as pessoas a nossa volta, ou até nós mesmos, somos ásperos com as pessoas e a vida; às vezes isso está relacionado com traumas, solidão, carência afetiva, mágoas ou decepções. Essas pessoas muitas vezes são denominadas de frias e amargas, mas ninguém pode atirar pedras, pois muitas vezes nem sabemos os reais motivos sobre a conduta daquela pessoa.
Mostrarei como deixar de ser uma pessoa áspera, observando a beleza da vida e conseguindo amar mais a sua própria vida.
Viva as coisas boas
. Esteja de bem com a vida, não acorde já pela manhã repleta de pensamentos negativos e conflitantes. Aproveite para levantar-se sem pressa ou estresse, tome seu banho, prepare aquele suco refrescante, alongue-se; você não precisa de muito tempo para fazer isso, basta dedicar um pequeno tempo diário e verá que sua qualidade de vida irá melhorar! Aproveite melhor o dia!
Sorrir mais
. Em vez de ter aquela atitude regular de cara fechada, sorria mais. Ainda que pareça difícil, esforce-se; ao passar pelos espelhos, verifique como está a expressão do seu semblante, e trabalhe o seu bom humor!
Mude a rotina
. Aprecie as coisas boas da vida, mude a rotina; se costuma sempre fazer o mesmo trajeto, mude-o. Analise o que mais gosta de fazer, e implemente uma atividade no meio da semana para lhe trazer mais satisfação, quem sabe dançar, ir a uma biblioteca, a um parque, ao cinema, ao zoológico, há tantas coisas boas para se fazer, experimente!
Pedir aconselhamento
. Muitas vezes não conseguimos enxergar nosso verdadeiro eu, ou não conseguimos compreender o nosso reflexo sobre o outro, sobre nossas atitudes, então você pode pedir a alguém de confiança para dizer como é a expressão de suas atitudes e como é esse reflexo. Tenha paciência em escutar, nem sempre é fácil ouvir sobre nossos defeitos, mas observe de um ponto de vista que você pode mudar e beneficiar-se bastante com isso.
Não sinta culpa
. Faça coisas de que goste, claro, tudo com equilíbrio para não adoecer, mas não fique se autodiminuindo ou se cobrando por estar acima do peso; ou deixar de comer uma sobremesa, por conta das calorias. Coisas simples, como uma alimentação saborosa de vez em quando, são muito prazerosas!
Cuide da saúde
. Saúde mental, física e espiritual, deve ser uma regra para nossa qualidade de vida. Evite assistir ou ouvir conteúdos que te angustiam ou te dão sentimentos depressivos; leia bons livros, faça caminhada escutando uma bonita melodia, podemos aprender facilmente com o que vemos e ouvimos; então, dê ao seu cérebro material saudável e instrutivo. Você pode fazer ioga, meditação, pode buscar uma religião, ou apenas ler as escrituras e banquetear-se com seus lindos e proveitosos ensinamentos.
Respire fundo
. Se ficar nervosa, respire fundo, conte até dez, lembre-se que o respeito é válido para todos e que não podemos apontar o dedo sem antes notar que existem muito mais apontados para nós, facilmente visualizado pela posição da nossa mão. O nosso corpo fala e se expressa, basta observar!
Ria consigo mesma
. Além de ser uma ótima atividade de fortalecimento da musculatura facial, as caretas podem ser uma forma sadia para você trabalhar o riso e a descontração interior-exterior. Vá para a frente do espelho e faça caretas, sorria, porque dizem que quem sorri e ri de si mesmo vive mais!
De pés descalços
. Aprecie a natureza e tudo o que ela oferece, aproveite para relaxar, caminhe descalço na areia da praia, na grama, no mar, sinta a natureza e toda a sua força; deite-se e olhe as estrelas, cante para elas ou com elas, como achar melhor. Se possível traga a natureza para dentro de sua casa. Talvez dê para cultivar um jardim, plantar árvores, colher ou montar um arranjo de flores, isso tudo é muito terapêutico.
Comece devagar e vá exercitando essas mudanças diariamente e verá que com o tempo você vai sentir a vida sorrir para você, cada dia mais. Não desperdice seu tempo com a aspereza, pois a felicidade mora bem aí.