O que a arte do seu filho pode lhe ensinar sobre ele próprio

Tradução do artigo de Rebecca Rickman: http://familyshare.com/what-your-childs-art-can-teach-you-about-them?Itemid=631#.

Becky Rickman

Começa com o primeiro momento em que seu filho lhe traz uma linha ondulada e pergunta: “Você sabe o que é isso?” Você dá o seu melhor chute e espera não ofendê-lo com a sua resposta. Criar um filho que tem inclinações artísticas é uma alegria, mas há coisas para você pode entender sobre a arte das crianças que irão ajudá-lo a compreendê-las melhor também.

Primeiro de tudo, é útil compreender as fases de desenvolvimento artístico:

Estágio do rabisco

  • Entre 2 a 4 anos de idade, eles começam a rabiscar, as imagens são indiscerníveis, às vezes até para eles.

O Estágio do pré-esquemático

  • Geralmente, começa em torno dos 4 anos de idade. A criança começa a criar formas, geralmente figuras de vara, com peças exageradas (como a cabeça). Não se preocupe se houver apenas uma vara no lugar do corpo. Isso é normal.

Estágio esquemático

  • Começa por volta dos 7 anos de idade e traz novos detalhes à forma humana. A criança pode até mesmo começar a incluir elementos do mundo ao seu redor. Eles estão se tornando mais conscientes, o que se traduz para o papel. Eles também podem começar a incorporar as suas perspectivas dentro do desenho, tais como a distância.

Estágio da realidade

  • Começa por volta dos nove anos de idade. Detalhes como a distância, sombreamento e coloração mais realista começam a surgir. Em torno dos 12 a 13 anos, a criança pode ter uma crise artística. Esse é o ponto em que, dependendo da crítica ou incentivo que pode ter recebido, ela vai decidir se quer ou não prosseguir. Esse é o ponto fundamental para a criança ser encorajada, mesmo que você goste ou não do que ela produz. A arte é uma ciência maravilhosa e um canal muito útil para a comunicação.

Novamente, essas idades são aproximadas. Lembro-me de ensinar um grupo grande de quatro anos de idade e foi muito divertido vê-los usar seus lápis de cera em folhas de colorir impressas por mim para eles. Um garoto usava apenas o “espaço azul” para tudo (futuro astronauta). Outra menina usava apenas rosa e roxo (muito feminina!). Alguns eram só rabiscos de cores, outros eram extremamente detalhados e meticulosos. As imagens eram todas lindas à sua própria maneira.

Entender a teoria da cor básica também pode ajudá-lo a determinar o que está acontecendo dentro da mente do seu filho:

Amarelos

laranjas

e laranjasgeralmente significam alegria;

Advertisement

Azuis

verdes

everdes indicam calma;

vermelhos

Os vermelhosse são predominantes ou se usados repetidas vezes, pode ser um indicador de situações de raiva, mas não se preocupe se isto aparecer ocasionalmente, a não ser que essa raiva continue ao longo do tempo.

O uso excessivo de preto pode indicar algo que está faltando, um desequilíbrio ou uma depressão. Novamente, isso é apenas um indicador, se for utilizado predominante e repetidamente. Lembro-me de um terapeuta me dizendo que minha filha estava sofrendo de depressão, porque ela tinha colocado um círculo preto grande em uma árvore que ela desenhou. Eu casualmente perguntei a ela sobre isso. “É aí onde mora o perigo.” Eu observei o seu trabalho ao longo das próximas semanas e o preto havia desaparecido, então eu acreditei nela. Isso só deve causar alarme se a cor tornar-se constante.

Se você estudar sobre arte, perceberá que alguns artistas ganharam sua notoriedade por não colorir dentro das linhas, por assim dizer. A arte do seu filho é a maneira dele expressar o que está acontecendo em sua vida. Seja o seu filho ou não que tenha escolhido a arte como uma carreira, essa é uma excelente forma de expressão e comunicação que deve ser incentivada.

Se você está se perguntando o que fazer com todas as “recompensas” do seu encorajamento, minha sugestão é que dê a cada criança seu próprio portfolio para desenvolver e organizar seus trabalhos. Afinal, nenhuma porta de geladeira é grande o suficiente para conter toda a arte que uma criança pode criar!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original What your child’s art can teach you about them, de Rebecca Rickman.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.