Telefone para seus pais

Inclua seus pais em sua vida.

Gary and Joy Lundberg

Muitos pais aguardam muito tempo para saber de seus filhos adultos, mas o telefone não toca. Como filhos adultos, tente colocar-se no lugar deles. Sabendo o quanto você ama seus filhos, imagine-se desejando saber notícias, querendo saber se estão seguros, e esperando que eles se importem o suficiente para ligar e garantir isso a você. Como se sentiria se eles raramente ligassem? Os pais nunca param de se preocupar com seus filhos, e eles esperam que seus filhos nunca parem de se preocupar com eles.

Em uma conversa com um grupo de pais mais velhos e filhos adultos, sem relação de parentesco entre eles, foi discutido o tema “telefonar para os pais”. As respostas de ambos os grupos foram reveladoras. Vamos reduzir os seus comentários a duas categorias.

1. Razões pelas quais os filhos adultos não telefonam a seus pais, de acordo com os filhos:

“É responsabilidade dos pais ligarem para os filhos.”

“Estou muito ocupado com meus próprios filhos tentando cuidar da vida deles.”

Advertisement

“Eu estou muito envolvido em meu trabalho e não tenho tempo.”

“Quando eu ligo para a minha mãe ela despeja todos os seus problemas em mim. Ela é difícil.”

“Eu não quero me envolver em uma longa conversa.”

“O tempo passa, e eu simplesmente esqueço.”

2. Razões pelas quais os filhos adultos devem chamar seus pais, de acordo com os pais

“Eu quero saber que eles e os meus netos estão bem.”

Advertisement

“Eu não quero ser sempre o único a ligar. Receio ser uma intrusão em suas vidas.”

“Muitas vezes, quando eu ligo ouço uma secretária eletrônica. Por que não pode alguém simplesmente pegar e dizer ‘Olá’? “Se não for um bom momento eles podem pedir para ligar mais tarde.”

“Eles não precisam ligar todos os dias, mas pelo menos 2 ou 3 vezes por mês. Eu posso telefonar também. Compartilhar as chamadas é bom.”

“Quando o meu filho liga e diz: ‘Eu estava pensando em você, mãe. Como você está?’ Isso me deixa tão feliz.”

“Eu quero que eles se preocupem com o que está acontecendo na minha vida, e eu quero saber o que está acontecendo na vida deles.”

Advertisement

“Quando estou doente, e meu filho liga para saber de mim, isso me conforta e mais quando ele diz ‘eu vou orar por você’.”

Alguns pensamentos finais a serem considerados

A maioria das ligações não precisa ser longa. Apenas uma chamada rápida para saber como estão e um comentário amoroso vai significar muito para os pais.

Mas algumas chamadas podem precisar ser um pouco mais longas. Tenha em mente que você não tem que resolver os problemas de seus pais ou os problemas deles com seus irmãos. Esse é o trabalho deles. No entanto, permitir-lhes falar sobre isso pode ajudá-los a encontrar alívio. O simples processo de compartilhar abrirá novas ideias em suas próprias mentes que levarão a uma solução. Em vez de dizer-lhes o que fazer, pergunte: “O que vocês vão fazer?” Isso vai levá-los a sua própria e boa solução.

Às vezes os filhos só telefonam quando precisam de alguma coisa. Estas chamadas podem ser para os avós servirem de babá, para pedir dinheiro, ou emprestar itens (que muitas vezes não são devolvidos). Como é bom quando um filho liga apenas para dizer “eu te amo”, sem pedir algo.

Sem arrependimentos

Um dia seus pais vão passar para além desta vida. Será que você terá arrependimentos ou estará envolto na paz advinda àqueles que tomaram tempo para desfrutar de seus entes queridos? A escolha é sua. Seja uma bênção para seus pais, não um ponto solitário em seus corações.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Call your parents, de Gary and Joy Lundberg.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email