Por que Deus permite o sofrimento?

Vemos tanto sofrimento ao nosso redor. Se Deus realmente ama seus filhos, por que ele permite que os inocentes sofram?

Shelli Proffitt Howells

Quando assistimos à TV e vemos imagens de devastação após desastres naturais, crianças magras e famintas ou pessoas mortas em atentados ou ataques, até mesmo o mais fiel pode se perguntar: Por que um Deus amoroso permite que pessoas inocentes sofram?

A perspectiva de Deus não é a nossa perspectiva. Ele sabe que a nossa vida é apenas um piscar de olhos diante da eternidade. Deus não permitiria o sofrimento, a menos que fosse, enfim, para o nosso bem.

Aqui estão algumas razões pelas quais eu acredito que a dor e o sofrimento existem no mundo.

As pessoas são livres para escolher

Deus dá mandamentos a seus filhos, regras de conduta que lhes trará felicidade se optar por segui-las e miséria àqueles que os ignoram. Os juízos de Deus seriam nulos e sem efeito se ele interviesse e impedisse que as pessoas agissem mal.

Cada pessoa pode provocar sofrimento ou diminui-lo. Quando maus atos ocorrem, eles são muitas vezes seguidos por uma onda de bondade. Após os atentados na Maratona de Boston, Patton Oswalt disse:

Advertisement

“Você assiste aos vídeos da tragédia e vê pessoas correndo em DIREÇÃO à destruição para ajudar. (…) Este é um planeta imenso e temos sorte de viver nele, mas há preços e penalidades para o milagre diário da existência. Um deles é que de vez em quando, uma pequena porção da nossa espécie se volta para a escuridão.”

“Mas a grande maioria está contra a escuridão e, como os glóbulos brancos atacam um vírus, o diluem e enfraquecem, eventualmente, limpamos os malfeitores e, o mais importante, os danos que causam. Isto está além da religião, credo ou nação. Nós não estaríamos aqui se a humanidade fosse inerentemente má. Teríamos destruído a nós mesmos há muito tempo.”

“Então, quando você vê a violência ou intolerância, medo ou misoginia, ódio ou ignorância, basta olhar e pensar: ‘Os bons os superam, e sempre o faremos.’.”

Deus envia anjos para ajudar

Os anjos vêm para ajudar a superar os momentos de sofrimento em sua vida. Deus sabe o que você precisa obter através de seus sofrimentos. Amigos, familiares e até mesmo estranhos podem ajudar a levar seus fardos.

O autor de best-seller David Farland anunciou aos seus fãs que seu filho, Ben, tinha sofrido um acidente grave. Ben estava em coma, e suas despesas médicas deveriam alcançar vários milhões de dólares. Seus fãs, amigos e colegas escritores em todo o mundo vieram em seu auxílio. Realizaram uma campanha incentivando as pessoas a comprarem seus livros em apoio a Ben. Eles também ofereceram apoio emocional, orações e doações.

Advertisement

A dor tem um propósito

O sofrimento nos ajuda a desenvolver qualidades divinas. Isso nos faz mais compassivos. Nos ajuda a ver como podemos nos achegar aos outros. Ensina-nos a paciência, a longanimidade e confiança em Deus. Testa a nossa fé. Como o fogo do fundidor de que fala a Bíblia, o sofrimento remove as impurezas da alma.

Não pode haver alegria, sem tristeza

Se você nunca conheceu a infelicidade, poderia reconhecer a felicidade? Pense nos momentos em que você esteve severamente doente. Quando se recuperou, imagino que ficou muito mais atento e grato por sua boa saúde. Se você perdeu um emprego e esteve preocupado sobre o sustento de sua família, então quão doce pareceu quando você obteve novamente a segurança financeira? Aqueles que enfrentaram o câncer, muitas vezes encontram um renovado vigor para a vida, por terem enfrentado a possibilidade de sua própria morte.

O livro de Lois Lowry O Doador, mostra as consequências de uma sociedade que tentou aliviar toda a dor e sofrimento. Ao eliminar a escolha e individualidade, os líderes da comunidade foram capazes de alcançar seu objetivo. Não havia dor e sofrimento, mas as pessoas não sentiam alegria ou amor. Na verdade, eles nem sequer compreendiam o conceito dessas palavras.

Deus vai compensar

Deus promete uma abundância de bênçãos nesta vida e na próxima para aqueles que são fiéis. Quando temos problemas em uma área de nossas vidas, muitas vezes Deus envia bênçãos em outras. Você pode lutar financeiramente, mas desfrutar de paz e amor em sua casa. Você pode ter problemas de saúde, mas ter amigos calorosos que o apoiam. As bênçãos de Deus estão sempre ao nosso redor, se procurarmos por elas.

A recompensa final não virá nesta vida, mas na próxima. Deus recompensará os fiéis com bênçãos inimagináveis. Aqueles que parecem “sair impunes” nesta vida, finalmente, colherão as consequências de suas ações.

Advertisement

A dor e o sofrimento sempre existirão, bem como a bondade de Deus e do homem.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Why does God allow suffering?, de Shelli Proffitt Howells.

Toma un momento para compartir ...

Shelli Proffitt Howells

Shelli Proffitt Howells tem bacharelado pela BYU, é uma esposa feliz e mãe de seis filhos.