Gastos com alimentação X Qualidade de alimentos consumidos

Preparar um cardápio semanal para reduzir a ida ao supermercado pode ser uma primeira mudança que ajudará a reduzir os gastos com compras de alimentação.

Renata Finholdt

Um dos gastos mais relevantes de uma família é com a alimentação. O preço dos alimentos e as necessidades das famílias caminham em paralelos opostos.

Pense nos itens que tem adquirido no supermercado. Com que frequência você vai às compras para montar os pratos que prepara durante a semana? Quais os alimentos mais consumidos em seu lar? Há necessidade de alguma mudança e de um planejamento para melhorar tanto a alimentação quanto os gastos com ela?

Ter uma ideia do quanto se gasta por mês com os alimentos é o primeiro grande passo para iniciar uma mudança. Com este número em mãos analise os itens supérfluos que são adquiridos, muitas vezes são eles os grandes vilões do orçamento.

Há quem tenha o hábito de adquirir muitos alimentos industrializados, outros que optem por muitas carnes e outros ainda que adoram ir ao supermercado em busca de novidades.

O importante é tentar adequar a condição financeira com uma boa alimentação. Tarefa que parece não ser muito fácil, mas conhecendo os gostos de sua família e o valor destinado à alimentação em seus ganhos mensais é possível organizar uma nutrição melhor para todos.

Advertisement

1 – Monte um cardápio semanal. Leve em consideração o que cada um gosta, mas acrescente também itens que estão com preço melhor devido à safra e itens que são necessários para oferecer uma alimentação equilibrada. Você pode montar este cardápio todo domingo e deixar a segunda-feira para ir às compras, por exemplo. Leve a lista do que será necessário adquirir para preparar todas as refeições listadas em seu cardápio semanal. Anote tudo cuidadosamente para evitar a necessidade de ir mais de uma vez por semana às compras. Isso ajuda muito a manter o equilíbrio financeiro para este item específico.

2 – Ao montar as ideias para seu cardápio, inclua pratos diferentes ao longo das semanas para criar bons hábitos de alimentação em todos. Tome cuidado para que o preço de algum item específico ou mesmo a facilidade em preparar algum prato não permita que ele esteja constantemente sendo colocado em seu planejamento semanal.

3 – Inclua frutas da estação para sobremesas e muitas folhas para saladas. Além de muito saudáveis, podem ser variadas e não têm um preço tão elevado assim.

4 – Procure incluir também carnes vermelhas, brancas e peixes alternadamente. Evite o consumo exagerado de carne vermelha.

5 – No dia destinado às compras para seu cardápio não vá com fome. Faça uma refeição adequada e só depois cumpra com este dever. Ir com fome ao supermercado torna todos os alimentos mais deliciosos ainda e seu carrinho de compras mais cheio.

Advertisement

Após o primeiro mês seguindo seu cardápio contabilize novamente para comparar os gastos atuais com os antigos para o item alimentação. Você com certeza conseguirá notar uma boa diferença.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.