Livre-se do passado e seja feliz!

Algumas sugestões no sentido de livrar-se do passado e encontrar a felicidade.

Suely Buriasco

Relacionamentos fracassados deixam marcas intensas; são feridas que não cicatrizam facilmente e que podem causar grande dano na vida de quem não se liberta do passado. Mas sempre é possível superar esse dissabor e seguir em frente criando novas alternativas satisfatórias na vida.

O fato é que quem não se livra do passado contamina o presente e distorce o futuro. Não há uma fórmula específica para esquecer frustrações, até porque cada pessoa tem sua própria maneira de reagir. De qualquer forma algumas reflexões podem ajudar a fazer com que você vire a página e escreva uma nova história.

1- Liberte-se das lembranças

Não digo que seja fácil, mas atesto que é totalmente possível. Cultivar lembranças não vai ajudar em nada e, pior, vai fazê-lo refém de algo que não existe mais. Sempre que sua memória tentar remeter você ao passado, lute com ela e substitua por pensamentos atuais. Para tanto evite qualquer atividade que reaviva as lembranças; livre-se de tudo que lembre o relacionamento fracassado.

2- Socialize-se

O isolamento só vai fazer você ficar ainda mais triste; procure estar com pessoas queridas e alegres, que transmitam bom humor e deixe-se contaminar. Saia da frente da televisão; busque atividades prazerosas que façam a sua mente reagir positivamente, vá ao cinema, saia com amigos.

3- Dedique-se a um novo projeto

Abuse de tudo o que for novo desde que, claro, faça você se sentir bem. Um novo projeto na vida pessoal como mudança de casa, uma viagem, ou na vida profissional uma nova função, um novo trabalho. Enfim, pensar no futuro e agir no presente é o que você precisa para esquecer o passado.

Advertisement

4- Não force outro relacionamento

Começar uma nova relação amorosa antes de se resolver emocionalmente é incorrer em grande risco. Para construir um relacionamento que seja satisfatório você necessariamente terá que estar livre de toda a bagagem do passado, dos sentimentos que prendem você lá. É claro que se permitindo novas distrações você aumentará as chances de encontrar alguém do seu interesse, mas deixe que as coisas aconteçam naturalmente, não force a situação.

5- Não se culpe

Um relacionamento fracassado deixa sempre uma margem para o sentimento de culpa, mas a verdade é que um relacionamento só é duradouro se existir um sentimento recíproco entre duas pessoas. Entretanto, é preciso considerar que culpa não muda as coisas e só aumenta seu sofrimento. Experiências passadas devem ser revistas apenas como experiência de vida. Assim, seria muito interessante aproveitar esse tempo para se conhecer melhor e assumir uma postura objetiva de mudar o que considera que contribuiu para o fracasso da relação.

Diante de um relacionamento fracassado foque na necessidade de buscar novos horizontes, cuide de você mesmo, valorize-se sempre e seja feliz!

Vale lembrar as palavras de Machado de Assis: “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.