Métodos de alfabetização das crianças

Seu filho está entrando na fase de ir para a escola? Conheça os métodos de alfabetização existentes e se puder ajude-o em casa com seu aprendizado.

Sep 15, 2014   |   400 views   |   129 shares
  • A alfabetização infantil é um assunto muito importante para pais, professores e alunos, através dos métodos aplicados, dão base para um bom aprendizado para a criança, com o objetivo de transformá-las em adultos conscientes e que agreguem valores positivos para a sociedade.

    A alfabetização infantil, um dia chega como forma de necessidade tanto para os pais, como também da necessidade das próprias crianças de ampliar seu desenvolvimento, pelo processo de expansão de conhecimento.

    Cada escola usa os métodos que lhe são mais favoráveis. Veja como cada um desses métodos atuam no entendimento da criança.

    Este tema explica quais os tipos e formas de alfabetização existentes e suas particularidades, vamos então, juntos, conhecê-las e identificá-las.

  • Método Sintético

    . Esse método tem como parâmetro o aprendizado através do som e grafia, entre o falar e o escrever e o ouvir. Esse método se divide em 3 classes: o alfabético, o silábico e o fônico.

  • Alfabético

    . No alfabético, primeiro a criança aprende as letras A, B, C.

  • Silábicos

    . Neste elas aprendem a separar e unir as sílabas, exemplo: em-pre-en-di-men-to.

  • Fônicos

    . As crianças aprendem o método fônico que é o que dá sons às sílabas e frases.

  • Métodos predominantemente analíticos

    . É dividido em 4 classes: palavração, sentenciação, contos, e natural, este também é muito conhecido como o método que utiliza outros materiais para facilitar o aprendizado, conhecido como "olhar e dizer".

  • Palavração

    . É utilizado fontes visuais, para o aluno aprender as palavras, onde também aprenderão o som de cada uma delas.

  • Sentenciação

    . É lançado uma frase para os alunos em que eles têm de visualizá-la mentalmente e memorizá-la, depois fazem a separação das sílabas, para através delas, montar outras novas palavras.

  • Contos

    . Muito similar ao método anterior, mas neste o professor, ou o próprio aluno, irá contar histórias curtas e daí parte para a montagem das palavras e sílabas.

  • Natural

    . Este método usa recursos como livros, é introduzido aos poucos para compreensão das crianças, os alunos visualizam imagens, pronunciam os sons das letras e a partir deste processo, incluindo a divisão das sílabas, montam novas palavras e frases.

  • Método construtivista

    . O foco deste método é na leitura e língua escrita, utiliza diversos materiais para alfabetizar, rejeitam a prioridade do método fônico. É adicionado textos que se aproximem do mundo das crianças.

    Alguns educadores não são a favor deste método, pois explicam que algumas crianças tem pouca bagagem cultural e educativa, vindo do próprio lar, dificultando o aprendizado por este método.

  • Em casa

    . Os pais são professores também e podem usar de um pouco do seu tempo para sentar e ensinar aos filhos; usar cores para ensinar, objetos, podem ensinar a contar os números ou fazer cálculos com grãos de feijões, por exemplo. E utilizar da criatividade para incentivar seu filho a gostar da alfabetização, é muito importante que os pais acompanhem esse processo de alfabetização e ajudem as crianças em suas dificuldades.

    Independente da preferência do método, vale lembrar que o aprendizado eficaz é ensinado com amor.

    Fontes:

    Mundinho da Criança; Educar para Crescer; Métodos de Alfabetização para crianças.

Fernanda Ferraz é graduada em Recursos Humanos. Durante mais de dois anos trabalhou com crianças com câncer. Paralelamente, desenvolveu atividades nas áreas financeiras, administrativa, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ama ler, escrever, ouvir música, pintar e estar com a família.
Fernanda é casada e SUD, acredita que nossa vida tem verdadeiro propósito nesta terra, crê firmemente no amor de nosso Pai Celestial e nosso Mestre Jesus Cristo, que toda dor e aflição nos proporciona  fonte de virtude e força espiritual que nos molda e purifica. Fernanda acredita que nosso modo de pensar e agir pode influenciar toda uma geração. 
 

 

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes

A melhor informação para você e sua família

Curta-nos no Facebook e receba atualizações úteis e inspiracionais na sua linha do tempo.

×

Eu já curti Familia.com.br no Facebook.