Natal é amar a Cristo amando seus semelhantes

Pensar em maneiras práticas de vivenciarmos o verdadeiro sentido do Natal é uma forma de nos aproximarmos do Cristo.

Suely Buriasco

Natal é amar a Cristo amando seus semelhantes. Essa afirmação de Albertino Fernandes nos faz refletir sobre como vivenciar o Natal em seu verdadeiro sentido, ou seja, amando e referenciando o Cristo.

Mas palavras apenas não exprimem sentimentos; é essencial que tenhamos atitude. Pensemos em algumas maneiras práticas de demonstrar nosso amor ao Cristo:

1- Buscando o autoaperfeiçoamento

No Evangelho Segundo João 8:1-11, o Mestre exclama: “(…) nem Eu tampouco te condeno; vá e não peques mais”. Essa é uma magnífica passagem bíblica que traz profundos ensinamentos. Observemos pelo prisma de que Jesus não condena a mulher adúltera, mas solicita que ela não recaia em erro é indicativo da necessidade de nos esforçarmos para a nossa evolução espiritual. Reconhecer nossos erros e buscar não cometê-los é, pois, agir de conformidade com a vontade de Jesus.

2- Perdoando

Além da passagem bíblica citada acima; muitas outras nos fazem perceber a importância que Jesus dedicou ao perdão. Perdoar é compreender o outro em seu patamar de consciência e foi isso que Jesus demonstrou também na passagem descrita em Lucas 23:34: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que estão fazendo“. Referenciamos o Mestre quando entendemos aquele nosso familiar difícil, aquele colega arrogante, aquele semelhante falho. E, ainda, quando perdoamos a nós mesmos e nos transformamos.

3- Comprometendo-se

Sentir Jesus é estar comprometido verdadeiramente com sua Doutrina de amor, independente de qualquer denominação religiosa, ser cristão é entender que “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine“, conforme I Coríntios 6:12. Para que a escolha de seguir Jesus seja verdadeira é fundamental que seja espontânea, pois é uma compreensão interior e intransferível. Amar ao próximo é, sobretudo, respeitá-lo e, mesmo desejando-lhe o bem, deixar que ele trilhe seu próprio caminho. O compromisso do cristão é renovar-se a si mesmo, edificando-se na seara do bem e influenciando os semelhantes pelo exemplo.

Advertisement

4- Praticando a caridade

Muitos caem no engano de se crerem caridosos por prestar apoio material a um e a outro. A caridade material é muito importante num mundo como nosso, onde pessoas vivem à míngua; entretanto essa é a forma mais fácil e menos recompensadora de ajudar o próximo. A verdadeira caridade é a que se tira de si mesmo em benefício ao outro, não simplesmente o que sobra. Caridade é amar quem nos decepciona; é socorrer um ofensor; é perdoar incondicionalmente; é ser amparo seguro ao desertor; é, enfim, ser cristão.

Claro que muitos itens podem ser acrescidos a essa lista e espero sinceridade que cada leitor o faça e reflita profundamente aproveitando a data tão propícia. A verdade é que muito há para ser feito em favor de nossa edificação e aproximação com o Cristo, mas o caminho já foi traçado quando o próprio Cristo sintetizou todos os mandamentos em um: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos“; Mateus 22:34-40. O amor é o grande elo que nos une a Jesus e viver seus ensinamentos é, pois, a orientação segura para segui-lo.

Lembremos em I Coríntios 13:1 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine“.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.