O que fazer quando temos vizinhos fofoqueiros

Veja 10 dicas de como agir quando se mora ao lado de pessoas que gostam de propagar fofoca.

Fernanda Ferraz

É sempre muito complicado lidar com fofocas e suportá-las é sempre bem inconveniente, ainda mais quando ela mora ao lado, e quem nunca teve ou tem um vizinho fofoqueiro? Aquele que gosta sempre de se meter na vida dos outros e espalhar boatos que são falsos, incorretos. Infelizmente isso é bem comum e não existe um lugar totalmente protegido de fofocas a não ser que você mude-se para uma ilha, se esta não é uma opção possível, o jeito é seguir alguns passos que possam lhe possibilitar mais tranquilidade, vejamos:

1- Evite ficar

. Quando uma fofoca estiver sendo comentada evite permanecer presente, da mesma forma que falam mal do vizinho do lado ou da outra rua, é bem provável que também falem mal de você na sua ausência; não fique nesses momentos, nem alimente a fofoca, se conhecer os fatos como são, o melhor é esclarecer, mas de preferência não se envolva, para evitar que depois seu nome esteja incluído sem seu consentimento.

2- Mude de assunto

. Dê sempre bons exemplos, caso comecem a fofocar e perguntem sua opinião, seja educado e mude de assunto, informe que prefere não comentar, que cada família e pessoa merece respeito e privacidade; fale sobre outros tema, guie a conversa para um rumo positivo sem denegrir ou machucar a imagem de ninguém. Fale sobre o tempo, a matéria que saiu no jornal sobre caridade ou como podem ajudar melhor aquele irmão da vizinhança que perdeu o emprego, e motive a comunidade a exercerem uma atividade que ajude a essa família.

3- Seja educado

. Ainda que o comentário tenha sido feito com intuito de lhe ferir ou magoar, demonstre elegância e que é uma pessoa diferente das demais, cumprimente-as e seja educado, não precisa fechar a cara ou xingar ninguém, essa atitude é muito pequena e você pode mostrar o seu valor de maneira bonita e admirável.

4- Não alimente

. A princípio é normal ficar aborrecido e irado com um comentário maldoso, evite ir tirar satisfação com raiva e indignação, dessa forma você pode promover uma discussão sem limites e pior, chegar a um desentendimento maior, ou a vias de fato e prejudicar a si e ao outro; converse de maneira tranquila e pacífica, assim chegará a melhor resultados.

Advertisement

5- Não fale

. Não fique comentando para todo mundo sobre seus projetos e planos, e seja ainda mais cauteloso se eles já estiverem sido concluídos, preserve a si mesmo e as pessoas que lhe rodeiam.

6- Preservar

. Não fale dos problemas alheios com outras pessoas, evite comentar sobre os problemas dos outros, evitando um mal maior, ou perder uma grande amizade por ter feito este tipo de comentário.

7- É seu

. Seus problemas é você quem deve resolver, também evite falar dos desentendimentos que teve com seu marido ou porque seus filhos não estão indo bem na escola, ou problemas de saúde, os problemas em família devem ser conversados e resolvidos em casa.

8- Emprestar

. Você pode até emprestar algo a seus vizinhos, sabendo que existe possibilidade de ocorrer desgaste ou dano no bem ou material, causado por eles; se não quer correr esse risco e evitar um problema com a vizinhança, prefira explicar que não pode emprestar por zelo, e que aquele bem está sendo utilizado pela família, o melhor é sempre ser verdadeiro.

9- Evite chamar a atenção

. Seja simples, sincero e honesto em suas atitudes, se houver muitas reclamações e fofocas que estejam sendo ditas, por exemplo, pelas roupas que você usa, (caso sejam curtas demais) esforce-se a mudá-las, e vestir-se de modo mais composto e recatado, lembre que todos nós temos algum tipo de impacto na vida das pessoas de um modo negativo ou positivo.

Advertisement

10- Reclamações

. Tente melhorar suas atividades de maneira que evite reclamações dentro de seu conjunto habitacional, se você tiver um cachorro violento ou que já mordeu alguém, previna-se e coloque focinheira e coleira ao passear com seu cão, evite deixá-lo fugir; mantenha sua calçada limpa ou enxuta para que a sujeira não seja levada para casa do vizinho ou alguém escorregue em sua calçada, faça o que for possível para diminuir ou eliminar as reclamações e fofocas.

Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar a convivência com a vizinhança, compartilhe este artigo com seus conhecidos, para que todos comecem a mudar maus hábitos e torná-los em bons, e possamos todos viver em um mundo mais harmonioso, tendo atitudes bonitas e sendo gentis com todos a nossa volta.

Para que tenhamos um mundo melhor, é preciso haver respeito e menos intromissão na vida dos outros.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.