O que saber antes de comprar um tablet

Um eletrônico geralmente é um investimento, portanto, escolha bem.

Guilherme Kuceki

Os tablets são computadores em forma de prancheta, clássicos por terem a tela sensível ao toque. Podem ser usados para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Estão cada vez mais presentes em escolas, escritórios e viagens.

Assim como todo eletrônico, antes de comprar um, você precisa ter em mente qual será o uso principal deste aparelho. Deve ser levado em conta que escolher um tablet merece tanta atenção quanto a escolha de um computador desktop ou notebook.

Você deve saber que em um tablet não existem leitores de CDs ou DVDs, você não poderá fazer upgrades de hardwares (adicionar mais memória RAM por exemplo) e o principal: o sistema operacional utilizado em tablets tem como base os processadores ARM, fazendo com que eles sejam parecidos com os sistemas de smartphones. Ou seja, você não poderá instalar programas feitos para Windows 7, por exemplo, em seu tablet.

Tamanho da tela

Os tablets se dividem basicamente em dois grupos, os de aproximadamente 7 polegadas e os de aproximadamente 10 polegadas. Se você pretende levá-lo para toda parte e fazer coisas como navegar na internet, assistir vídeos e acessar redes sociais, os tablets de 7 polegadas são ideais por caberem em bolsas femininas. Agora, se você prefere uma tela grande, para ler mais confortavelmente e ver as coisas com mais nitidez, os tablets de 10 polegadas são ideais.

Memória para armazenamento

Se você tem um tablet, provavelmente também tem acesso a um computador pessoal, portanto, a memória desses aparelhos é mais usada para aplicativos, jogos, imagens e vídeos. Se você não pretende instalar jogos pesados, guardar grandes vídeos ou arquivos enormes, 16GB de memória já são suficientes. Muitos desses aparelhos possuem entrada de cartão de memória, ou seja, se você tem 16GB de memória interna e vê que não é o suficiente, pode comprar um cartão de memória de 4, 8, 16 ou 32GB para ter mais espaço. Os aparelhos Apple não possuem entrada para cartão de memória.

Advertisement

Marca

Neste caso a marca é bem importante. Se você optar por comprar um tablet mais barato, de marca desconhecida, estará abrindo mão de qualidade (na maioria dos casos), suporte (em caso de defeito ou quebra), desempenho e até atualização de software.

Portanto, pesquise bastante. As marcas mais bem conceituadas no mercado de tablets são: Samsung, Apple, Motorola, Blackberry, Acer e Amazon. Mas você pode encontrar concorrentes que estão buscando entrar na lista das melhores marcas e que realmente estão investindo em seus produtos.

Segurança para os filhos

Para cuidar do que seus filhos acessam no tablet, você pode contar com aplicativos de controle.

O mais importante é usar a tecnologia para tornar a vida mais prática. 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.