O que todos os pais de músicos devem saber
C. A. Ayres
A música faz parte de uma vida saudável. Quando uma criança aprende a tocar um instrumento, isso melhora a memória, o desenvolvimento em matérias exatas na escola, e a concentração.
Vantagens de se aprender música
-
Ajuda a desenvolver técnicas de linguagem.
-
Desenvolve a autoestima.
-
Desenvolve a capacidade de saber ouvir.
-
Melhora o desempenho em matemática.
Advertisement -
Estimula as conexões cerebrais.
-
Melhora o raciocínio.
-
Enriquece a coordenação motora.
-
Alivia o estresse.
-
Ensina como fazer transições.
Advertisement -
Encoraja a criatividade.
-
Pode ser aplicada em crianças com necessidades especiais.
-
Traz paz à sua alma, se de boa escolha.
O bom gosto também deve ser incentivado. Dependendo do instrumento a aprender, a criança poderá tocar de tudo, de música clássica à popular, instrumentais ou músicas com letra. Se a criança gosta de cantar e quer estudar canto, precisará da mesma disciplina e perseverança para chegar ao nível desejado.
Aprender habilidades que incluam ritmo e o conhecimento em geral só trará vantagens. Seja tocar numa banda, aprender música e a tocar um instrumento, seja ele piano, violino, violão, gaita, não importa, precisa-se de disciplina e desejo. Não force seu filho a fazê-lo, mas deixe-o sentir o prazer de criar algo belo que venha de si mesmo. Ele pode tentar, se gostar, pode continuar e progredir.
Algumas dicas que todo pai ou mãe de músicos devem saber:
Prática
-
Explique a ele que ele terá que praticar todos os dias. Ele pode praticar 10 minutos que seja, mas terá de fazê-lo.
-
Faça um pequeno quadro onde possa colocar uma marca a cada vez que praticar.
-
Veja-o praticar. Essa é uma boa forma de passar tempo com ele reconhecendo seus esforços.
-
Estabeleça metas com seu filho. Por exemplo, peça-lhe que toque ou cante uma música para você ou numa reunião familiar no mínimo uma vez por mês. Isso constitui a realização de metas e medição de resultados.
Advertisement
Concertos e apresentações
-
Compareça. Seja uma apresentação da orquestra onde seu filho toca ou um concurso de canto.
-
Apoie. Incentive-o relatando o progresso aparente. Tenha cuidado em dizer que é suficiente o que ele está tocando ou cantando. Procure incentivar o progresso contínuo.
-
Não critique. Críticas construtivas ainda são críticas, e geralmente uma apresentação é fruto de meses de estudo. Deixe para dar sugestões nas próximas práticas.
Instituir valores para que saibam escolher quais tipos de música tocar e cantar é importante. Elas podem evitar músicas que não traduzam os valores aprendidos em família. Aprender a apreciar a técnica e a beleza das notas musicais fará parte do desenvolvimento do bom gosto e senso na vida em geral.