Orando por si mesmo

A oração sincera talvez seja o ato pessoal mais particular e cada tradição religiosa tem suas próprias práticas.

Devin Thorpe

A oração sincera talvez seja o ato particular mais pessoal que uma pessoa possa fazer. Cada tradição religiosa tem seus próprios costumes, práticas, rituais e doutrinas em torno da oração. Se você acreditar – ou pelo menos tiver a esperança – em um Deus que ouve as orações e possa respondê-las, não deverá ser difícil acreditar que a forma de sua oração não seja tão importante para Deus quanto o ato de orar.

Aqui estão algumas ideias que o ajudarão a orar:

Encontre um local especial

Sua oração sincera e honesta não é para consumo público. A oração que você possa executar em público não será a mesma oração que poderá oferecer sozinho onde ninguém possa ver ou ouvir. Dependendo das suas condições de vida, isso poderá ser um espaço em sua casa ou um lugar no Parque do Ibirapuera. Encontre um local onde você possa ficar tão sozinho quanto possível.

Ore em voz alta

Se acreditar, como muitos o fazem, em um Deus todo-poderoso e onisciente, então seus pensamentos serão conhecidos. O ponto de expressar seus pensamentos em voz alta não é tanto para que sejam ouvidos, mas simplesmente para que suas ideias sejam total e claramente formadas. Fale a sua oração em voz alta. Se não conseguir encontrar um lugar que seja verdadeiramente particular, é possível que queira orar silenciosamente. Em caso afirmativo forme seus pensamentos tão claramente como se estivesse falando deles.

Dirija-se à divindade

Embora possa parecer óbvio, mais do que começar qualquer conversa – e é isso que a oração é – você quer que para o ser a quem esteja se dirigindo fique absolutamente claro quem está sendo abordado. Se você tiver uma tradição de fé específica, use o nome pelo qual você conhece a Deus. Se não, simplesmente chamar a atenção de Deus é uma tentativa honesta de se conectar com o divino.

Advertisement

Ofereça gratidão

Reconhecer que o seu desejo de orar possa ser despertado pelo desejo de pedir ajuda – e não há nada de errado nisso – começar com uma expressão de agradecimento parece (a este mortal, pelo menos) ser uma boa maneira. (Lembre-se que a forma é secundária). Você poderá achar que o simples ato de identificar as coisas pelas quais seja grato levantará o seu espírito e o ajudará a se comunicar com a divindade.

Peça ajuda

Qualquer indivíduo que acredite em um Deus pessoal que esteja informado sobre as pessoas na Terra deve estar preparado para acreditar que tal ser também esteja disposto a intervir – às vezes – em nome de quem peça ajuda. Esta é provavelmente a razão pela qual você queira se comunicar com Deus em primeiro lugar. Se você quiser sabedoria, peça-a. Se quiser uma bênção de saúde para um enfermo querido, peça por ele. Se precisar de comida, abrigo ou apenas de alguém para amar e cuidar de você, peça-o.

Encerre

Algumas tradições de fé prescrevem um padrão para terminar uma oração. Se você vier de tal tradição, sinta-se livre para usar o padrão prescrito.

De qualquer forma você optou por orar, assim leve em consideração o tempo para refletir sobre sua oração antes e depois de rezar. Dê a Deus a oportunidade de responder a sua oração, de falar ao seu coração.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to pray for yourself, de Devin Thorpe.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.