10 características de pais e mães responsáveis

Como proteger nossos filhos das drogas através do fortalecimento da família, do ensino e do exemplo de boas obras e integridade.

Izabel Torquato

Responsabilidade é saber usar a liberdade de escolher por nós mesmos. Com isso, podemos ter acertos e erros. Mas para termos uma vida saudável em sociedade, nossos erros, caso prejudiquem outra pessoa, serão então julgados. Para isso temos leis que nos ajudam a termos harmonia social e um bom convívio entre pessoas tão imperfeitas.

Conta-se uma história vivida na América Antiga de 2060 jovens guerreiros que foram para uma batalha defender suas terras, suas famílias e sua religião. Nenhum desses jovens morreu durante a batalha, e eles contaram aos seus líderes de guerra que suas mães os ensinaram a nunca duvidarem e a sempre terem confiança no Pai Celestial. Esses jovens eram íntegros, honestos, virtuosos e obedientes.

Ótimo exemplo o dessas mães! Hoje em dia, podemos ensinar essa mesma lição aos nossos filhos, para que eles possam enfrentar a guerra invisível que vivemos com consequências tão visíveis, como as drogas, a pornografia e a corrupção que estão acabando com as famílias e com a nossa sociedade.

As características que citarei são a base de segurança para filhos felizes e bem-sucedidos.

1. Ser educado

jamais ofenda uma criança com palavrões, isso destrói sua autoestima e impede o progresso de sua personalidade.

Advertisement

2. Ter compreensão

elogie sempre qualquer tarefa que seu filho realizar, mesmo que não saia como você quer, mas agradeça o esforço que ele realizou. Reserve um tempo para conversar, escute suas dúvidas e angústias, pois se você não o escutar, qualquer pessoa será um bom amigo, e você perderá o vínculo com seu filho.

3. Alegre e agradável

ter limites significa que a mãe e o pai têm o dever e a responsabilidade de planejar atividades para seus filhos que ocupem com sabedoria o tempo que eles possuem.

4. Ser um amigo

conheçam os amigos de seus filhos. Melhor seria que os familiares fossem seus melhores amigos, e que os demais fossem colegas, e não ao contrário.

5. Companheirismo

atividades recreativas são fundamentais; atividades espirituais ajudam no progresso e personalidade de seu filho.

6. Ter respeito

discussões entre o casal jamais devem existir e muito menos na frente de seus filhos.

Advertisement

7. Responsável

participe das reuniões escolares.

8. Conselheiro

o pai, uma vez por semana, pode realizar uma entrevista com os filhos e certificar-se de que eles podem sempre contar com ele, como seu amigo, e não como seu juiz.

9. Líder espiritual

ensinem seus filhos a orar, a cantar hinos, a amar ao nosso Pai nos céus e a respeitar e amar ao semelhante.

10. Servir

atividades para servir em família na comunidade, plantar uma árvore, realizar um projeto que pode ser feito em sua casa mesmo. Ensinem seus filhos a realizarem tarefas domésticas, mas não façam deles empregados, faça junto, ensinando.

Quando criança, ainda muito pequena, pude aprender, através do amor e de pequenos gestos, a demonstrar amor também. Em muitas situações, sabia que se orasse, meu Pai nos céus iria me escutar, e sempre tive (e tenho) a confiança de que Ele está presente para me ajudar. É essa segurança que devemos ensinar aos filhos, de que temos amor ao nosso redor, de que em nossa família estão nossos melhores amigos. Hoje, os jovens buscam nas amizades fora do lar aceitação e amizade (até mesmo uma falsa atenção), buscam uma demonstração de carinho e de amor. E quando vemos, perdemos os filhos para as drogas, prostituição, e alguns acabam morrendo muito cedo. Então, está na hora de fortalecer nossos lares com espiritualidade, trabalho e amor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.