3 soluções para lidar com o ciúme dos filhos perante uma nova relação amorosa

É importante estar atento sobre as reações dos filhos diante de novos arranjos familiares, auxiliando-os a vencer inseguranças.

Suely Buriasco

Numa visão ideal do casamento as pessoas se apaixonariam, selariam seu amor através do casamento, criariam uma linda família, viveriam juntos por toda a vida até que a morte os separasse. Afinal é nessa vontade que se pautam os casamentos, pois, ninguém que casa pensa em separar-se. Entretanto, infelizmente, o ideal nem sempre corresponde à realidade e pode acontecer que o casamento chegue ao fim. Às vezes as pessoas morrem jovens, deixando viúvos desolados que acabarão desejando refazer as suas vidas ao lado de outra pessoa. Muitos casamentos também acabam em divórcio e, nesse caso, quando existem filhos esse fim não é efetivo, pois a relação como pais permanece.

Novo modelo familiar

Dessas separações surgem novos modelos de famílias quando os pais assumem novas relações amorosas e os filhos se veem na situação de ter de se adequar a rotinas e pessoas diferentes. O grande problema acontece quando os filhos passam a sentir ciúmes dos pais em relação ao padrasto ou madrasta e, também, em relação aos filhos deles. Essa é uma situação muito complexa que precisa ser levada com todo o jeito para não causar conflitos intensos e desgastantes para os relacionamentos.

Ciúme, conflitos pelo poder e rejeição

Na matéria a psicóloga Dra Mariagrazia Marine lista alguns mitos que perturbam o estabelecimento da ordem no novo núcleo familiar. Segundo a psicóloga são eles:

  • o amor entre todos os membros se estabelece instantaneamente;

  • as crianças estão sempre em primeiro lugar;

    Advertisement
  • padrastos e madrastas são maus;

  • um novo bebê vai criar o elo que falta.

Afirmando ainda que “Adultos e crianças precisam se desprender desses mitos e criar sua própria experiência, para poderem viver a nova família em harmonia”.

Como lidar com o ciúme dos filhos

Importante entender que cada família tem características próprias que caracterizam maneiras distintas de adequação ao novo convívio. O que é fundamental é não subestimar pequenos conflitos, afim de que eles não venham a causar danos maiores.

Nesse sentido podemos refletir em algumas ações que podem ser essenciais para ajudar os filhos a transpor dificuldades causadas pelo ciúme:

Advertisement

1- Converse com seu filho

O diálogo é fundamental para o entendimento e definição dos papéis de cada um na formação do novo ciclo familiar. Não acredite no óbvio, converse com seu filho com clareza, escute suas dúvidas e fortaleça os laços de compreensão entre vocês. Nesse sentindo é importante também falar com ele de seus sentimentos em relação ao novo parceiro; busque sensibilizá-lo.

2- Abra espaço junto aos enteados

É importante aproximar-se de seus enteados, mas muito cuidado para não parecer que você quer ocupar o lugar do pai ou da mãe dele. Use da mais sincera clareza e diga o quanto é importante que vocês busquem formar um relacionamento saudável.

3- Transmita amor e segurança

O grande medo dos filhos é perder o amor dos pais e por isso eles se sentem inseguros diante de um novo relacionamento deles. Demonstre amor e dê muita atenção a eles, compreenda as suas dificuldades em relação à questão e caso suas tentativas se mostrem infrutíferas não tarde em buscar ajuda profissional.

O amor é capaz de profundas transformações e os filhos são nossas maiores responsabilidades. Esses pensamentos servirão de guia a qualquer ação que você venha definir para manter a harmonia familiar. Não importa a dificuldade: jamais desista de seus filhos.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.