7 sugestões para demonstrar gratidão aos seus pais

Algumas reflexões sobre a gratidão e como desenvolvê-las em relação aos pais.

Suely Buriasco

Saulo Fong afirma: “O sentimento de gratidão pelos pais é um dos principais pilares para aqueles que desejam encontrar paz e plenitude em suas vidas“. Filhos que guardam mágoas e traumas da infância relacionados às atitudes paternas encontram grandes dificuldades de relacionamentos na vida adulta, pois essa é uma ligação muito profunda e marcante para qualquer pessoa. Livrar-se desse sentimento negativo, muitas vezes inconsciente, em relação aos pais é o grande passo para uma vida saudável e feliz.

Demonstrar gratidão aos pais é importante, mas é imprescindível que seja um sentimento pautado na sinceridade do coração, assim se você tem dificuldade de aceitar seus pais como eles são ou foram, busque formas de harmonizar o sentimento que os une e unirá para toda a eternidade. Algumas ações podem ser muito úteis nesse sentido:

1- Compreenda seus pais

nós, seres humanos, somos extremamente complexos; temos diferentes formas de agir, pensar, sentir e manifestar isso. Compreenda a maneira deles. Considere seus esforços; você pode não concordar com os métodos deles, mas tenha a certeza de que eles fizeram o melhor que podiam, assim, entenda a maneira com que seus pais agiram e, talvez, ainda agem com você.

2- Perdoe aqueles que lhes presentearam com a vida

faça com que da compreensão e do entendimento surja o perdão e se desfaça de qualquer sentimento negativo em relação a eles. Não se permita questioná-los, você tem em sua vida a oportunidade de agir conforme a sua vontade, não precisa condicioná-los a isso. Liberte-se e liberte seus pais de tudo o que já é passado e promova um presente harmonioso.

3- Trate-os com grande respeito

seja respeitoso e amoroso sempre que se referir a eles. Não discuta, não brigue, não polemize. Mesmo que você tenha concepções diferentes seja habilidoso para não entrar em nenhum tipo de embate com eles.

Advertisement

4- Seja sempre gentil com seus pais

acredite que a vida já lhes deu muito motivo de dissabores e tristezas; seja cortês e amistoso em suas palavras e ações. É disso que eles precisam agora.

5- Demonstre amor incondicional

seja um filho amoroso e procure sempre maneiras de fazer com que seus pais se sintam amados. Deixe claro em palavras e em ações a importância da presença deles em sua vida e faça isso com extrema sinceridade de alma, promovendo momentos felizes junto a eles.

6- Ensine gratidão a seus filhos

estimule seus filhos, caso já os tenha, a tratar seus avós com o mesmo respeito, amor e gentileza. Ensine-os que os mais velhos podem ser muito sábios, mas muitas vezes será preciso relevar palavras e ações deles.

7- Homenageie a memória dos que já se foram

a gratidão pelos pais deve ir muito além de suas presenças físicas; lembre-se que foi através deles que Deus lhe deu a oportunidade da vida e, algo assim tão importante, não pode ter acontecido ao acaso. Você teve os pais escolhidos pelo grande Pai de todos, assim, a gratidão que você emana a eles é reflexo da sua gratidão a Deus.

Essa frase ilustra o que desejo: Que os pais da Terra sejam abençoados pelo Pai Maior e que cada filho possa envolver-se em gratidão, amando e respeitando seus pais.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.