9 coisas que eu quero que minhas filhas saibam antes de começarem a namorar

Há muitas coisas importantes que devemos ensinar às nossas filhas antes de começarem a namorar.

Miriam Aguirre

Algumas lições são mais fáceis aprendidas do que merecidas. Nós ensinamos nossas crianças que se elas brincam com fogo, elas podem ficar gravemente queimadas. Se elas brincam na rua elas podem ser atropeladas por um carro. Este ensinamento muito elementar deve estender-se para preparar as nossas filhas para entrar no mundo do namoro.

Aqui estão coisas que eu queria que as minhas filhas soubessem antes de elas entrarem nesta etapa da vida:

1. Idade para namorar

Você não “namora” na segunda série. Você não tem um namorado quando você tem 6 anos. Namorar é para os adolescentes mais velhos e jovens adultos. É uma preparação para encontrar um companheiro, e você simplesmente não faz isso no ensino fundamental. Deve ser divertido, mas levado a sério por aqueles com idade suficiente para perceber o que realmente é. Na nossa casa, eram encontros em grupo aos 14 e namoro aos 16 anos. Nem um dia mais cedo. Não importa quantos de seus amigos estavam fazendo isso aos 9.

2. Comece com encontros em grupo

Encontros em grupo é como aprender a andar de bicicleta com rodinhas. Há segurança. Você vê os outros e aprende a apenas se divertir, sem todo o drama. É como só molhar a ponta dos pés antes de entrar na água, aprendendo a estar e realmente falar com meninos. Aprenda a ser sua amiga, em primeiro lugar.

3. Faça uma lista de desejos

Enquanto você sai em encontros, reserve um tempo para observar e ouvir os garotos. Anote o que você gosta e o que você não gosta sobre eles. Será que eles se lamentam e reclamam muito ou eles lhe dizem o que gostam e apreciam? Eles usam palavras como estúpido e estranho ou ótimo e fantástico? Eles gostam dos pais deles? Eles se gabam ou são humildes? Eles cuidam de si mesmos ou levam isso longe demais, beirando o narcisismo? Faça uma lista e descrição das coisas que realmente lhe agradam para sua referência futura, e confira essas qualidades quando você conhece e sai com novos garotos.

Advertisement

4. Não há problema em ficar sozinha

Vejo tantas meninas que pensam que é vergonhoso ficar sem um namorado. É muito pior estar com alguém pelo motivo errado do que sozinha pelo motivo certo. Não há nada mais solitário ou mais doloroso do que estar com a pessoa errada.

5. Você não precisa se comprometer

Não há problema em sair com mais de um menino, contanto que você seja honesta e aberta com eles sobre isso. Um encontro não cria um relacionamento. Não se jogue em uma coisa constante só porque o primeiro encontro foi bom. Siga o seu ritmo e divirta-se.

6. Tolerância zero com abuso

Se um menino lhe despreza, intimida, pressiona, provoca negativamente, dê-lhe um aviso. Todos nós dizemos coisas estúpidas de vez em quando. Uma segunda ofensa, no entanto, demonstra um padrão. Se a ofensa é de natureza física, torne esse o último encontro e saia imediatamente. Desde o início, deixe claro que você é uma filha de Deus e não irá ser tratada como nada menos. Tenha uma política de 2 tentativas, a menos que lhe machuque fisicamente ou lhe trate ou toque de maneira rude. Qualquer tipo de abuso físico é o fim do jogo.

7. Namoro é o campo de treinamento

Namoro prepara você para o casamento. É onde você aprende, comete erros, faz correções, ofende e pede desculpas. É a preparação para a relação permanente do casamento. Se você fizer algo errado, corrija seu erro. Se ele fizer algo errado, converse sobre isso. Converse sobre tudo. Este é o momento de aprender a ser completamente aberta e honesta. Não há problema em dizer: “Eu realmente não me sinto confortável com você olhando para outras garotas.” Ou, “Eu prefiro comida mexicana ao invés de italiana.” Ou, “Por que não alternamos quem escolhe a atividade e restaurante ou o filme?” Aprenda a arte de dar e receber, mas, principalmente, aprenda a falar o que sente e deseja livremente.

8. Respeito

Procure por meninos que irão honrar seus padrões e respeitar as suas regras e as regras de seus pais. Se o toque de recolher é às 10h:30, isso não significa um casual 11h:15. Significa 10h:30, e ele não deveria pressioná-la a quebrar nenhuma regra ou padrão que você tem. Ele também deve falar respeitosamente sobre seus pais, mesmo quando você não o faz.

Advertisement

9. Você vai se casar com alguém que você namorar

Já que a maioria de nós não toma partido em arranjar casamentos, a pessoa com quem casaremos será alguém com quem namoramos. Com isso em mente, procure por meninos que sejam divertidos, tenham um bom senso de humor, gostem de servir, amem a Deus, ou quaisquer outras qualidades que você acha que são importantes. Não perca tempo com pessoas que precisam ser “consertadas”. Esse não é o seu trabalho. Um pouco de treinamento e aperfeiçoamento é uma coisa, mas não se precipite com alguém que precisa ser “arrumado” para você se sentir melhor sobre si mesma. Mulheres têm a tendência de querer encontrar um homem “quebrado” e tentar melhorá-lo. Embora isso possa parecer uma coisa nobre a se fazer, na maioria das vezes leva à mágoa e desespero.

Mandar nossas filhas para o mundo do namoro é uma das barreiras mais difíceis de atravessar, mas enviá-las preparadas vai facilitar muito essa tarefa. Elas ainda podem querer extrapolar os limites, mas mantenha suas convicções e ensine-a a fazer o mesmo.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Things I want my daughters to know before they begin to date.

Toma un momento para compartir ...

Miriam Aguirre

Miriam Aguirre nació en México D.F. y actualmente vive en Argentina. Tiene un título en Educación Infantil. En su tiempo libre disfruta de leer novelas románticas, caminatas con su esposo y jugar con sus dos hermosas hijas.