Como ensinar nossos filhos a ter mais responsabilidade por suas escolhas

Se quisermos ver nossos filhos em paz consigo mesmos e felizes, tanto agora quanto no futuro, não podemos desperdiçar sua mocidade. Precisamos ensiná-los a serem responsáveis desde já.

Erika Strassburger

A responsabilidade se aprende com as experiências. Quanto antes nossos filhos aprenderem que precisam arcar com as consequências de suas escolhas, mais cedo aprenderão a tomar decisões sábias.

Veja algumas lições que você pode ensinar a seus filhos que podem ajudá-los a entenderem melhor sobre responsabilidade:

1. É preciso cuidar daquilo pelo qual se responsabilizou

Se eles querem um animal de estimação, por exemplo, devem saber que precisam cuidar dele, dar água, alimentação, juntar as fezes, etc. Se pegaram algo de valor emprestado, precisam ter muitíssimo cuidado para não estragar. Eles precisam cumprir com o combinado.

2. Toda escolha tem uma consequência

Eles precisam ser lembrados de que qualquer decisão que tomarem acarretará numa consequência. Colhe-se o que se planta.

3. A mentira tem perna curta

Se eles fizeram algo de errado, eles devem saber que não adiantará jogar a culpa em cima do irmão menor, do primo ou de qualquer outra pessoa. Se fizerem isso, mais cedo ou mais tarde eles serão descobertos. E as consequências serão bem poiores do que teriam sido se eles assumissem seus erros.

Advertisement

4. A imagem dos irresponsáveis fica manchada

Diga-lhes que pessoas irresponsáveis ficam com má fama na família, na escola, entre os amigos. As outras pessoas terão mais dificuldade em confiar nelas, caso mintam, sejam irresponsáveis ou não arquem com as consequências de seus atos.

5. O preço deve ser pago

Se fizeram algo de errado, precisam pagar o preço, ainda que não tenha sido intencionalmente. Por exemplo:

  • Se tiraram uma nota baixa na prova porque decidiram brincar em vez de estudar, precisam se empenhar em dobro para recuperar a nota. Terão de deixar de fazer coisas que gostam por um tempo, como brincar, assistir TV, acessar à internet.

  • Se quebraram uma vidraça da janela da vizinha, mesmo que ela não estivesse em casa para ver, eles devem ir até ela para contar o ocorrido. Provavelmente eles não tenham dinheiro para repor a vidraça. Como pais, podemos fazê-lo. Mas eles devem contribuir de alguma forma para ajudar a pagá-la. Podemos dar-lhes algumas tarefas extras com esse propósito. O preço muitas vezes pode ser simbólico, ou seja, não cobre o valor do prejuízo. Mas a questão não é essa. A lição a ser passada é a honestidade em assumir seu atos e o compromisso em reparar seus erros.

6. Prestação de contas ante o Criador por suas escolhas

Muitas pessoas pensam que se ninguém as estiver vendo fazer algo errado, seu segredo estará seguro. Elas se esquecem de que estamos sempre sendo observados. Nosso Senhor, que está no céu, seus anjos, ou qualquer ser que não enxergamos podem nos ver a qualquer instante. E o Senhor certamente “recompensará cada um segundo as suas obras”. Romanos 2:6. Se nossos filhos se lembrarem disso, tenderão a ser mais responsáveis, mais honestos quando as coisas não derem certo e, principalmente, evitarão fazer coisas erradas.

Advertisement

7. Ter o desejo de fazer boas escolhas

Eles devem fazer o que é certo pelo motivo certo. Devem aprender a apreciar as coisas puras e dignas, devem desejar a alegria que provém da retidão. Eles devem saber que iniquidade nunca foi felicidade.

Devem também aprender a rejeitar o mal. Não é adequado que eles deixem de fazer algo errado por medo de represália, ou porque estão sendo observados. O certo é que eles desprezem o mal e reconheçam as consequências das más escolhas.

Se ensinarmos nossos filhos a serem responsáveis por suas escolhas, eles encontrarão felicidade e realização. E nós teremos mais tranquilidade por sabermos que eles darão o melhor de si, mesmo longe das nossas vistas. Saberemos também que se cometerem algum erro, agirão com honestidade e assumirão as consequências.

Não podemos deixar passar as oportunidades de ensinar nossos filhos essa lição importante. Ela os ajudará agora e refletirá grandemente no seu futuro acadêmico, profissional e familiar. Adultos responsáveis tiveram suas lições de responsabilidade ainda na infância. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.