Como desenvolver e usar sua criatividade

Como buscar ser criativo, que ferramentas usar para inovar e estimular a criação de novas ideias. Cada dia mais o mercado de trabalho tem buscado o diferencial em seus colaboradores, e a criatividade tem se demonstrado um ponto forte.

Fernanda Ferraz

Há sempre um novo amanhecer e com ele novas oportunidades de desenvolver novas habilidades, sendo criativo e agindo de modo a gerar inovações. Grandes profissionais conseguiram obter sucesso através de suas mentes criativas.

Então como desenvolver e usar a criatividade a seu favor?

1- Sonhe alto

. Todos nós temos grandes sonhos, então permita que sua imaginação flua, não limite-se, imagine, crie, desenvolva, mude, decore, expanda. Faça com que esses grandes sonhos tornem-se possíveis, acredite, coloque seu tempo e talento nele.

2- Use a técnica de brainstorming

. A técnica de brainstorming é bem conhecida por estimular ideias, conhecida como “chuva de ideias”, onde cerca de 2-10 participantes dentro de um grupo irão expor suas opiniões sobre soluções e resultados, o intuito é que todos concordem com a mesma linha de raciocínio.

3- planeje e faça um Tour

. Planeje-se, pontue a importância de cada ideia criativa, o tempo de operação, valor de investimento, tempo de retorno lucrativo, entre outros. Desenhe, faça gráficos, documentos que ajudem na organização de cada projeto criativo.

Advertisement

4- Faça pesquisas com seus clientes

. Pesquise com seus clientes, faça questionários sobre de quais produtos há maior interesse, vantagens e desvantagens, quais os pontos a melhorar. O que eles, como clientes, acham que deveria agregar mais com base no seu comércio ou produto, fale com eles por telefone, agende uma pesquisa pessoal ou atinja o máximo de público fazendo essa busca de informação na rua.

5- Pesquisa interna

. Pesquise também com seus funcionários. Às vezes a própria empresa possui colaboradores que estão cheios de ideias, mas não as expõem por achar que não possuem espaço nem autorização para tal.

6- Aprenda novas áreas

. Faça novos cursos, incluindo aqueles que não fazem parte da sua carreira. Faça um curso culinário, por exemplo, às vezes boas ideias criativas surgem de onde menos se espera.

7- Visualize acontecer

. Imagine as ideias se materializando, as coisas dando certo e acontecendo. Viva mentalmente essa experiência, visualize reações dos clientes, a satisfação no olhar, ou os pontos que poderão ser melhorados. Pensar positivo e ver o projeto acontecer mentalmente é uma ótima forma criativa para usar.

8- Anote

. Anote as ideias, seja onde estiver. De repente surgiu aquela explosão de ideias, escreva em um caderno ou um bloco, pegue o que tiver em mãos.

Advertisement

9- Comunique

. Converse sobre a ideia criativa com seu chefe, fale sobre essa ideia, qual o conceito e prováveis resultados, monte um organograma de detalhes informativos que esclareçam facilmente esse projeto e aguarde uma posição.

10- Continuar

. Caso seja negada sua ideia criativa, ou projeto no caso se já estiver pronto no papel, não desista, nem desanime; continue, estimule a mente cada dia mais e não deixe de mostrar sua criatividade. Uma hora seu empenho será reconhecido, o importante é não desistir.

11- Tempo e palavras

. Dedique um tempo especial para cada ideia criativa, talvez 1 hora por dia. Escreva palavras, soltas mesmo, sobre essa ideia. Por exemplo, se você trabalha em uma fábrica de carros e pensou em um novo modelo, escreva: design, conforto, facilidade, segurança e vá criando.

12- Leitura

. Leia bastante sobre o assunto que mais lhe interessa. Veja as várias versões existentes no mercado e vá buscando modificações, novas criações sobre o mesmo objeto ou bem de consumo.

13- Ambiente

. Escolha um ambiente propício para estimular sua criatividade, não adianta ficar em lugares barulhentos ou com grande movimentação. Um fechar e abrir de porta constante além de causar stress, pode quebrar completamente um momento de inspiração.

Advertisement

14- Premiar

. Premie os colaboradores que geraram ideias que trouxeram um diferencial ou mais rentabilidade para a organização. Além de sentir-se reconhecido ele e os outros funcionários sentirão desejo de produzir mais e criarem novas oportunidades benéficas para a instituição.

15- Seja original

. Use as ferramentas necessárias para ter originalidade, torne o projeto ou ideia algo seu e único.

16- Patente

. Patenteie o quanto antes, para evitar problemas com concorrentes.

17- Invista

. Dedique tempo e dinheiro, o projeto não se tornará real sem crédito e empenho.

18- Divulgue

. O marketing é uma excelente forma de divulgação, seja por panfleto, Internet, jornal, televisão ou rádio. Quanto mais você disseminar a ideia, mas ela se tornará conhecida e utilizada.

Advertisement

O plano fundamental para desenvolver e usar a criatividade é planejar e partir para a execução. Essa criatividade não pode ficar só retida na mente, guardada, ela deve ser compartilhada e projetada, de modo que faça o diferencial em seu bom uso.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.