Como posso melhorar o meu relacionamento com meu irmão mais velho

O bom relacionamento entre irmãos mais novos e irmãos mais velhos nem sempre tem sido os dos melhores, porém os irmão são importantes para a construção da identidade e personalidade.

Francione Sousa

Nem sempre o relacionamento entre irmãos é um relacionamento de paz e tranquilidade. Alguns são muito próximos e demostram o amor que sentem um pelo outro de uma maneira muito fácil, porém a convivência entre outros é bem difícil e desafiadora. No entando, esse relacionamento entre irmãos pode ser positivo e de grande aprendizagem para ambas as partes, tanto para o mais novo como para o mais velho. É neste tipo de relacionamento fraternal que o ser humano desenvolve-se individualmente, no relacionamento e comportamento com as pessoas, sejam elas do âmbito familiar ou do âmbito social em geral.

No caso do relacionamento com seu irmão, alguns momentos serão complicados por causa da força do caráter de cada um, têm muitos sentimentos envolvidos, são alguns deles: inveja, ciúmes, raiva, ódio, falta de compreensão, rivalidade… Você pode até sentir-se triste e pensar que seu irmão mais velho é tratado de modo diferente por seus pais, que ele é “privilegiado”. Esses sentimentos não são bons e não são fáceis de superar, mas você pode superar e entender que seus pais também te amam, mas como todos nós somos diferentes, há necessidade de sermos tratados diferentemente um do outro. Isso não significa que seus pais não te amam ou que seu irmão te odeia.

Se esses sentimentos têm afetado a sua vida e o relacionamento com seu irmão, saiba que tem solução e que você será capaz de mudar e pode trabalhar e construir melhores sentimentos, até mesmo porque seu irmão sempre será seu irmão, não tem como mudar isso. Saiba que as mudanças não acontecem da noite para o dia nem do dia para a noite, leva tempo, e por causa disso, seja paciente e positivo.

Seguem aqui algumas indicações com a intenção de ajudar você a melhorar o relacionamento com seu irmão mais velho:

Mude sua atitude

Se você tem ciúmes, inveja, comece agir diferente, principalmente, se é você que deseja mudanças. Mãos à obra! Ele vai perceber sua nova atitude. Não tenha dúvidas.

Advertisement

Busque ver as qualidades dele

Ora, todas as pessoas têm qualidades, até seu irmão, elogie essas qualidades. Quando estimulamos positivamente as pessoas, estamos dando a elas a “fórmula mágica” para transformá-las, de modo que nosso relacionamento com ela melhore e as coisas ao nosso redor fiquem mais harmoniosas, ou seja, em um estado de paz, concordância e união.

Procure conhecer seu irmão

Você já parou e pensou que talvez não o conheça? Quando não conhecemos as pessoas, somos menos tolerantes com os erros delas. Estabeleça uma meta semanal e concentre-se na busca de qualidades de seu irmão, saber o que ele gosta e o que o faz feliz.

Seja compassivo com ele

Ser compassivo é ter compaixão, que significa ter amor, ser simpático, ser piedoso. “Sede compassivos, amando-vos fraternalmente.” (I Pedro 3:8)

Seja educado com seu irmão

Agradeça por qualquer coisa que seu irmão faça por você. Se ele não faz nada, essa é sua chance de praticar bondade por ele, servindo-o em algum momento do dia.

Olhe para dentro de você, conheça-se

Veja o que você está fazendo para, também, criar um ambiente ruim entre você dois. O que você deve melhorar e mudar? Leon Tolstoi é um escritor russo e disse o seguinte: “Todos pensam em mudar a humanidade e ninguém pensa em mudar a si mesmo.” Então para você melhorar o relacionamento com seu irmão, mude também seus sentimentos internos.

Advertisement

Com o passar do tempo você verá que esse relacionamento fraternal com seu irmão contribuiu muito para seu crescimento pessoal e para sua felicidade.

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.