Dicas para ser mais carinhoso com os familiares

Dicas importantes para ser mais carinhoso com os familiares e melhorar a convivência.

Carla Pinheiro Alves

O carinho é o meio mais fácil de atingir o coração das pessoas, é o meio tangível de demonstrar caridade prestando serviços às pessoas, como nesse trecho da música de Janice Kapp Perry: “Ame meu próximo como Jesus, ama você e seus passos conduz, gentil e bondoso você pode ser, e o exemplo de Cristo aprender”.

Quando buscamos seguir o exemplo de Cristo, necessariamente, precisamos cumprir o segundo mandamento de nosso Senhor que é “Amar a teu próximo como a ti mesmo”e quem é esse próximo? Literalmente, são as pessoas mais próximas a nós, sim, nossos familiares. E muitas vezes, são com os nossos familiares que mais entramos em atrito, por isso, faz-se necessário pôr em prática esse mandamento e se isso acontece em sua família, parem imediatamente, pois do contrário, estarão caminhando para uma vida de tristeza e rancor. E nada melhor do que estarmos bem com aqueles que, realmente, amamos.

Para estreitar os laços familiares, separamos algumas maneiras simples de demonstrar mais amor e carinho a nossos familiares.

1- Educação

Ser carinhoso e respeitoso é uma questão de educação. Procure ser mais educado com seus familiares cumprimentando-os ao encontrá-los, com um aperto de mãos, um abraço, demonstre sua alegria ao encontrar sua família.

Atenção as crianças, eduque seus filhos para que demonstrem seu amor aos familiares, ensinando-os a cumprimentar sempre que cruzarem com eles. Aumentando, assim, o vínculo.

Advertisement

2-Atenção

Dê atenção aos seus familiares ao encontrá-los ou quando receber sua visita. Conversem, há sempre algo a ser abordado, é muito triste quando encontramos um familiar e a conversa que deveria ser alegre e animada torna-se chata e silenciosa. Não há nada mais decepcionante e não há parentesco que aguente tal tratamento, é mais provável que esse parente se afaste de você.

3- Se importem

Ser carinhoso com um familiar é se importar com ele, não no sentido apenas de saber como está, mas de saber como ajudá-lo. Demonstre interesse, importe-se e se possível ofereça sua ajuda.

4-Ajuda

Sempre que possível, ofereça ajuda. Muitas vezes, as mulheres são quem mais precisam de uma ajudinha, principalmente, nas tarefas do dia a dia, como no serviço da casa, na comida ou uma ajudinha com as crianças, uma ida ao supermercado. Isso aliviará um imenso fardo e trará a bênção de uma companhia, uma grande e simples demonstração de carinho.

5-As crianças

Elas são o puro amor do Salvador, demonstre mais o seu amor pelas crianças de sua família, ensine-as a demonstrarem o seu amor por seus familiares, ensine-as por meio do seu exemplo, sendo gentil, brincando com elas, levando-as para passear, ir ao cinema ou sorveteria, toda criança adora essas coisas.

6- Os idosos

Não se esqueça de seus familiares mais velhos, visite-os, seja carinhoso, leve uma lembrancinha. Escutem-no, nossos velhinhos adoram contar histórias e nós temos muito que aprender com eles. Uma dica que eu fazia com minha amada avó paterna é fazer algo que ajude como uma comida, um suco ou uma sobremesa. Eu pintava o cabelo da minha avó, outras vezes fazia suas unhas ou uma maquiagem. A minha avó com mais de 85 anos adorava maquiagem, e eu percebia como ela ficava feliz.

Advertisement

Ser carinhoso com nossos familiares, na verdade, é algo que deve ser praticado com naturalidade, mas é, também, um mandamento e um forte indício que seguimos fielmente nossas crenças religiosas. Siga firme e terás felicidade aqui e em um mundo vindouro.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.