Pais de primeira viagem: Como acalmar um bebê chorando

Os pais se desesperam e se descabelam quando o filho chora. Veja, neste artigo, como acalmar seu filhote.

Fernanda Ferraz

A única forma mais imediata que há para o bebê conseguir atenção da mãe é alertando-a através de seu choro, já que não consegue nem sabe se expressar de outra forma. Algumas mães sentem-se nervosas e inseguras por ver seu bebê chorar tanto – principalmente as de primeira viagem – o choro do bebê pode significar algumas sensações que ele está sentindo:Fome.

  • Frio ou calor.

  • Cólicas.

  • Estar sujo.

  • Estar com sono.

    Advertisement
  • Sentir falta da mãe.

  • Dente nascendo.

  • Precisa de mais ou menos atenção e estímulo (brincadeiras e carinho).

  • Não se sente bem por algum incômodo físico ou algum problema de saúde.

  • Quando o barulho o incomoda.

    Advertisement

Inúmeros motivos podem fazer os bebês chorarem muito, e é preciso os pais analisarem os indicadores de choro que foram sugeridos acima. Agora, veremos como você pode acalmar seu filho, quando ele estiver chorando:

Sucção

. As crianças pequenas têm muita ligação com a sucção, pois esse ato de sugar estar vinculado ao seio da mulher e a forma como se alimentam. A sucção dá à criança mais relaxamento, portanto, você pode oferecer a mama ou, se seu filho estiver com a barriguinha cheia, pode oferecer uma chupeta, o dedo ou o mordedor para ele brincar. Lembre-se que tudo para o bebê deve ser bem higienizado.

Conforte-o

. Você pode enrolá-lo numa manta para deixá-lo mais confortável ou abraçá-lo e embalá-lo.

Cantar e ninar

. Você pode não ter uma voz bem afinada, mas cante para seu filho, ele reconhece bem o som da sua voz desde a época em que estava no ventre. Então, cante e nine seu bebê, veja que melodias seu filho mais gosta, opte por canções mais calmas e tranquilas, que trazem uma sensação de paz e relaxamento.

Ruídos diferentes

. Para nós, pode parecer até um pouco estranho, mas para o bebê, alguns ruídos relembram os sons de quando ele estava no útero. Esses ruídos podem ser semelhantes ao som do aspirador de pó, de um rádio ou TV num canal sem sinal (fora do ar), esses sons são conhecidos como: ruído branco.

Advertisement

Saia um pouco

. Às vezes, o choro quer dizer: “Estou inquieto mamãe”, e dar uma voltinha no parquinho ou na praça é uma boa alternativa. Aproveite para levá-lo a lugares com bastante vida, onde tenha árvores, flores, plantas, pássaros e aproveite esses momentos para conversar e ensinar seu filho.

Água morna ou água fria

. O calor ou o frio pode incomodar o seu bebê, quando ele chorar muito e se estiver bem alimentado, veja se não “está de xixi ou cocô”. Caso esteja limpinho, verifique a temperatura da sua barriguinha, se estiver quentinha, o melhor é dar um banhinho frio, se a barriguinha estiver fria, use água morna para dar o banho (Cuidado com a temperatura para não queimar o bebê, já que sua pele é super fina e sensível).

Movimentos

. Balance o bebê para ver se ele se acalma ou faça brincadeiras com ele, sempre com movimentos suaves e divertidos, se ele sorrir, demonstra que está gostando, se o choro piorar, é melhor parar.

Massagens

. Seu filho pode estar com gases e ter cólicas ou dor de barriga. Você pode massagear todo o corpo da criança de modo suave e lento, sem pressa, não necessita de técnicas especiais para isso, basta fazer com carinho e paciência, lembre-se do bem-estar de seu bebê. Você, também, pode colocar uma bolsa térmica na barriguinha dele ou fazer movimentos de bicicleta nas perninhas.

Tenha paciência

. Não adianta perder a paciência com seu próprio filho ou se desesperar e querer levá-lo toda hora ao pediatra por conta do choro insistente. Alguns bebês choram muito mesmo, mas você deve lembrar que essa fase passará, e a medida que ele crescer se tornará mais fácil de compreendê-lo, então, não se aborreça. Aproveite para descansar nos horários em que o bebê dormir, fique atenta a manchas no corpo do bebê, esse choro pode significar alguma irritação. Não deixe de fazer o acompanhamento com o pediatra e dar todas as vacinas a seu filho, fique atenta às datas de vacinação.

Advertisement

E jamais sacoleje seu filho com força, pois isso pode afetá-lo e pode causar até a morte (como já houve muitos casos), já que o cérebro do bebê e seu pescoço, ainda, são muito frágeis e estão em desenvolvimento.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.