Para se sentir dentro do filme: Como escolher um bom home theater

Dicas simples para entender mais sobre os sistemas de home theater.

Guilherme Kuceki

Quem não gosta de ir ao cinema e assistir a um bom filme? Eu, particularmente, adoro os efeitos sonoros, as músicas, e da última vez até fui a um cinema em que as cadeiras se mexiam, o que deu muita emoção ao filme, o único problema é que dificulta o namoro dos apaixonados de plantão.

Na hora de assistir ao jogo, jogar video games, ouvir clipes musicais e assistir a um bom filme, é gostoso sentir o som vindo dos lados, sentir o som mais grave fazendo os copos tremerem e até ouvir os passos de um grande dinossauro como se ele estivesse atrás do sofá!

Para isso, você pode querer investir em um aparelho de home theater, às vezes chamado de home cinema ou cinema em casa. Na hora de escolher o seu sistema considere alguns fatores importantes:

1- Potência

Basicamente, quanto maior a potência, maior é o alcance do som. Em outras palavras, para ambientes grandes, é melhor escolher um aparelho com maior potência do que para ambientes pequenos. Mas, contrário do que muitos pensam, um sistema com mais potência nem sempre é o melhor, pois altas potências podem gerar mais distorções, isso depende da qualidade do produto. O ideal é testar o aparelho na loja e ver se você gosta.

2- Divisão de som

A divisão de som é feita já no momento da captação da imagem como em shows, transmissões ao vivo, filmes e jogos. Assim o espectador pode se sentir no local onde as imagens foram gravadas e sentir de qual direção vem cada som.

Advertisement

Quando vemos os números 5.1 nas opções de áudio significa que o som é dividido em 5 faixas diferentes. Existem também o 6.1 e o 7.1, para saber qual usar geralmente você pode contar quantas caixas de som tem no sistema de home theater. O subwoofer, que é responsável pelos sons graves (batidas, explosões, etc), não entra nessa contagem.

3- Fabricante

Não é necessário ter a TV da mesma marca do aparelho de blu-ray ou da mesma marca do home theater. Cada fabricante é bom em alguns tipos de aparelhos, escolha os que você mais gostar e monte o seu sistema de cinema em casa com várias marcas diferentes.

4- Instalação

Certifique-se de instalar cada caixa em seu lugar certo, geralmente no sistema 5.1 são duas nas costas ou no mesmo nível do sofá, uma na esquerda e outra na direita, uma de cada lado na frente, uma central na frente e o subwoofer que pode ser colocado perto dos pés do sofá. Lembre-se de fixá-las bem nas paredes ou se forem móveis você pode prendê-las para evitar quedas.

5- Conexões

Verifique quais e quantas entradas o aparelho possui, como HDMI e USB.

Os preços na internet geralmente são mais atrativos, portando, uma dica é ir à loja testar, escolher o melhor modelo e depois comprar pela internet.

Advertisement

Já que uma das melhores atividades de família é assistir a um filme juntos, quando puder, invista na aparelhagem de home theater para sua casa. No final das contas a diversão é garantida, o local seguro, e a família toda reunida vale a pena.

Bom filme a todos!

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.