Pare de gritar com seus filhos com o desafio do rinoceronte laranja

Uma americana conseguiu parar de gritar com seus filhos graças a este desafio. Quer saber como ela fez isso?

Isis Lugo

Em 2012, uma mãe norte-americana de quatro filhos com menos de sete anos decidiu que era hora de parar de gritar com eles. Não importava o quanto ela se desesperava e levantava sua voz, ela não conseguia encontrar uma solução para seus problemas. Então ela decidiu desafiar a si mesma: o desafio do rinoceronte laranja, que consiste em falar baixinho com seus filhos em todas as situações.

Como parte de seu plano, ela começou a escrever suas experiências em um blog, onde ela ganhou atenção do mundo, tanto que muitos pais se juntaram ao desafio rinoceronte laranja.

Quantas vezes gritamos com nossos filhos quando eles fazem algo que não gostamos e minutos mais tarde, nos sentimos mal? Quantas vezes sofremos depois de uma crise de raiva? Quantos pais têm filhos com medo deles? Essas e outras perguntas motivaram os pais a apoiarem-se mutuamente com o desafio, até terem uma comunidade solidária. O resultado? Famílias inteiras mudaram sua visão de como se comunicam entre eles e agora têm um melhor relacionamento.

Com isso não quero dizer que ao unir-se ao desafio tudo mudará magicamente, ainda haverá problemas, raiva e frustração, mas o desafio consiste em buscar alternativas para não acabar gritando com nossos filhos. O rinoceronte laranja dá algumas dicas como:

  • Mexa ou sacuda o corpo repetidamente enquanto se afasta fisicamente do problema por alguns minutos.

    Advertisement
  • Coloque fones de ouvido e escute uma música no rádio.

  • Feche os olhos e imagine a si mesma em uma praia descansando.

  • Ligue a televisão em um volume alto.

  • Diga a si mesma “Eles ainda são crianças e os amo muito” repetidas vezes.

  • Coloque a cabeça no congelador.

    Advertisement
  • Use algo laranja para lembrar-se de que aceitou o desafio.

Depois de canalizar nossa raiva de forma positiva podemos enfrentar o problema com muito mais calma e colocamos em perspectiva a situação que estamos enfrentando. A autora diz em um de seus artigos que uma das coisas que ela aprendeu durante o desafio é que nem sempre pode controlar as ações de seus filhos, mas sempre pode controlar sua reação diante delas, o que nos mostra que o poder de mudar está em nossas mãos.

O desafio do rinoceronte laranja parece uma causa muito nobre para mim, que vale a pena ser colocada em prática. Ele nos ajudará a ter famílias mais felizes onde os filhos confiam em nós como pais e nos veem como um exemplo de serenidade e amor.

Quer parar de gritar com seus filhos? Una-se ao desafio e vamos aprender juntos com as experiências do rinoceronte laranja. Se quiser conhecer mais sobre este desafio visite o site theorangerhino.com em inglês, ou leia este artigo do blog Putumputum que explica muito bem em espanhol.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Deja de gritar a tus hijos con el desafío del rinoceronte naranja, de Isis Lugo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com