Parto em casa x hospital

Como decidir e conhecer sobre cada tipo de parto? Qual o melhor para você, em casa ou no hospital? Veja as dicas!

Fernanda Ferraz

Toda grávida irá necessitar na hora do parto de uma equipe preparada para a chegada do bebê, e pensar que tipo de parto ela quer ter, se em casa ou no hospital.

Você já cogitou a ideia de ter seu bebê em casa? Ou nunca parou para analisar as vantagens de fazer seu parto no conforto do seu lar? Ou está indecisa e precisa de mais informações para ter certeza de que o parto no hospital é a melhor opção? Conheça mais através deste artigo, sobre os dois tipos de partos.

Parto em casa

O parto em casa tem crescido muito em todo mundo por oferecer menos riscos de infecções, proporcionando uma recuperação mais rápida, além de conceder um ambiente familiar e mais agradável para se ter o bebê. Algumas considerações:

  • Muitas mulheres acham o ambiente do hospital frio, pois sabem que durante o processo do parto será cercada por pessoas estranhas e procedimentos mais invasivos, o que deixa a gestante mais nervosa e ansiosa. Por isso quando a gravidez é de baixo risco, preferem optar pelo parto domiciliar.

  • Este parto demora mais, cerca de 5-12 horas, mas proporciona uma qualidade melhor sobre o parto natural.

    Advertisement
  • Este tipo de parto não dispensa o acompanhamento com o enfermeiro e obstetra.

  • Quando a mulher está se preparando para ter o bebê em casa, terá uma equipe que a ajudará neste processo, como uma doula. A palavra “doula” deriva do grego e significa mulher que serve, é uma mulher que dá suporte, quando a mulher entra em trabalho de parto, através de técnicas relaxantes, sem auxílio de medicamentos ou hormônios para inibir a dor ou acelerar o parto, tudo ocorre de maneira muito natural, como nos tempos antigos.

  • A doula não é um parteira, e sim uma acompanhante para ajudar a mulher no processo da dor, na hora do parto, ela pode até ser médica e ser formada em enfermagem e em técnicas de parto, podendo fazer o parto também, mas na maioria das vezes, só ajuda com técnicas de relaxamento.

  • Há todo um planejamento sobre este parto, que se inicia desde o pré-natal; o parto domiciliar é geralmente feito em local que esteja cerca de 20 minutos de distância de um hospital. Para compreender mais sobre o que faz uma doula, para ter mais informações acesse esse site.

Parto no hospital

Já o parto no hospital é indicado principalmente em gravidez de alto risco ou outra situação conforme especificada por um médico competente. Se você tiver dúvidas, consulte mais de um médico e ouça outras opiniões. Atente para:

Advertisement
  • Existe toda uma equipe de profissionais médicos que irão lhe acompanhar e fazer os procedimentos necessários para o parto, caso seja necessário como episiotomia, cesárea, manipulação de hormônios como a ocitocina para acelerar o parto, também anestesia para diminuir as dores.

  • As vantagens do parto num hospital, é que caso algo não saia como o esperado, a mulher pode ser prontamente socorrida, pois a estrutura proporciona toda a segurança para uma possível emergência.

Agora o melhor é decidir o método em que você se sente mais segura. Estude as opções com calma, busque informações, indicações de conhecidos, e procure o que será melhor para você e principalmente para o seu bebê.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.