Passos essenciais para ajudar os filhos a desenvolverem espiritualidade

Espiritualidade é um talento que necessita ser desenvolvido como qualquer outro. Se queremos que nossos filhos desenvolvam o talento de tocar piano, por exemplo, colocamos-lhe para ter aulas de piano, e supervisionamos a prática em casa.

C. A. Ayres

O talento da espiritualidade consiste em desenvolver um relacionamento com o eterno que acreditamos, e assim chegarmos ao equilíbrio de todas as esferas de nossa vida.

Como começar?

1. Para ensinar um filho devemos aprender sobre o assunto. Se você é religioso e cria sua família sob a luz da espiritualidade, monte um método de ensino.

2. Para acreditar em um ser divino, primeiramente deve-se conhecê-lo. Explique ao seu filho exatamente quem é aquele que acredita, e dê um testemunho sobre como sente sua influência verdadeira.

3. Como nos comunicamos com aquele que acreditamos. Ensine-o a orar, a ser grato pelas bênçãos e a pedir ajuda para as ações do dia a dia.

Carol B. Thomas, para ilustrar o ensino da oração para a criança, disse que: “a oração é como um guarda-chuva que as protege das tempestades da vida.”

Advertisement

4. Como reconhecemos Sua resposta. Isso pode acontecer através de escrituras sagradas e mesmo através de respostas diretas a nós, o que podemos chamar de revelação. Explique a criança que ela terá um sentimento bom e de paz no coração. Você pode ainda dizer através da música sagrada que traz um bom espírito ao coração, bem como através de prestar atenção na voz interior, como um sussurro.

5. Conheça as leis espirituais, sejam os Dez Mandamentos ou o que você acreditar. É importante que a criança entenda que no lado espiritual também há regras e bênçãos condicionadas à obediência às mesmas.

Como aumentar a fé?

  1. Precisamos praticar o que aprendemos, seja orar, ler as escrituras ou bibliografia da religião que se vive, obedecer as leis divinas.

  2. À medida que vivemos o que aprendemos, veremos resultados positivos, e assim nossa fé se fortalecerá.

  3. Precisamos aplicar esses ensinamentos todos os dias em nossa vida, seja para saber dizer não quando algum amigo da escola nos convida a fazer algo errado, seja para sair de um cinema onde tem uma cena imprópria.

    Advertisement
  4. Quando aplicamos na prática essas dicas, nossa fé cresce e passamos a reconhecer mais os milagres modernos diários.

Como seguir o exemplo divino?

Basicamente é através do serviço ao próximo. Existem várias maneiras de voluntariarmos ajudando o próximo. Pode ser dar um brinquedo que não usam mais às crianças carentes, visitar os velhinhos no asilo, ou um orfanato. Podemos ajudar aquele vizinho que não pode atravessar a rua ou carregar as sacolas do supermercado para a mamãe. Podemos tratar nossos irmãos e irmãs com cordialidade e ter paciência com as pessoas.

Como manter o estímulo de desenvolver a espiritualidade nos filhos?

Nas reuniões familiares ou mesmo noites com jogos, pode-se dar uma mensagem, contar uma história das escrituras, e conversar sobre as experiências que as crianças estão tendo enquanto vivem o que aprendem. É como se prestassem um testemunho de seus sentimentos bons quando aplicaram algum ensinamento.

Quais as vantagens de se desenvolver a espiritualidade nos filhos?

Muitas. Algumas delas são:

  • Serão exemplos de retidão num mundo onde a juventude está perdida e ameaçada.

    Advertisement
  • Farão do mundo em que vivemos um local mais pacífico.

  • Saberão quem são como filhos de um ser eterno e entenderão melhor sua missão nesta vida.

  • Terão ajuda para tudo o que precisarem uma vez que estabelecerem um relacionamento direto com o eterno.

Portanto, considere o desenvolvimento desse talento, algo tão natural e necessário ou ainda mais importante que qualquer outro, para a contribuição da felicidade familiar. Se precisar de ajuda, você pode procurar um local onde as crianças aprenderão essas e muitas outras coisas necessárias para a vida.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.