Porque é importante que as crianças leiam

As crianças lerem é algo tão importante, e ? s vezes tudo o que se precisa é de um livro pra fazer essa influência positiva enorme em suas vidas.

Joshua Johnson

Oct 22, 2013   |   73 views   |   24 shares
  • Quando eu estava no ensino fundamental I, tive que me esforçar bastante na escola. Tentei ser um bom estudante, mas isso era um desafio. Matemática parecia outra língua para mim, e todas as vezes que eu começava a ler um livro, não conseguia terminar. Eu não era confiante nas tarefas escolares, e me considerava a criança problemática da sala.

    No ensino fundamental II foi que tudo mudou para mim. Eu decidi dar uma chance para os livros do Harry Potter porque havia gostado dos filmes. Eu ainda tinha dificuldades para ler, mas quanto mais eu me dedicava a isso, mais eu descobria que eu adorava ler. Quando terminei o primeiro livro, descobri que queria ler o restante da série. Assim que continuei a me aventurar nas histórias de fantasia, percebi que a escola estava se tornando mais fácil e logo minhas notas começaram a melhorar. Em um ano eu já estava no quadro de honra e comecei a fazer parte de aulas de honra, algo que parecia impossível um ano antes. Eu terminei a série de livros do Harry Potter e passei a ler The Series of Unfortunate Events (Uma série de desgraças), e outros romances da idade média como Ella Enchanted (Uma garota encantada) e Holes (buracos). Eu comecei a gastar menos tempo com televisão, computador e videogame, e mais tempo fazendo o que eu amava, ler.

    Eu me sinto tão feliz por ter decidido ler os livros do Harry Potter, eles me fizeram pegar gosto pela leitura, me ajudaram a atingir meu potencial na escola e me fizeram perceber que eu queria me tornar um autor.

    Senti na pele como é importante que as crianças leiam. A leitura melhorou minhas notas, me deu confiança, e até direcionou minha carreira. Em grande parte, ajudar uma criança a começar a ler é somente achar o livro certo. Aqui estão algumas sugestões:

    1. Encontre livros de gêneros que elas se interessem. Para mim foram os livros de fantasia, para outras crianças pode ser livros sobre ciências, esportes ou história.

    2. Pergunte a outras pessoas. Alguns dos meus romances preferidos foram sugestões de amigos, professores e bibliotecários. Não se vê muita propaganda de livros. Geralmente é através de conversas que você descobre grandes livros.

    3. Premiação Newbery. Nos Estados Unidos é um prêmio dado aos melhores escritores. Eu amo os livros "Newbery" que tenho lido. (No Brasil tem o prêmio Jabuti e o prêmio Sesc, para os melhores autores infantis). Se um livro recebeu essa premiação eu sei que o livro é bem escrito, limpo, e que é algo que as crianças ficarão animadas em ler. Veja aqui os vencedores do Jabuti 2013.

    As crianças lerem é algo tão importante, e às vezes tudo o que se precisa é de um livro pra fazer essa influência positiva enorme em suas vidas.

    Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Why it's important for kids to read, de Joshua Johnson.

Joshua Johson é graduado pela BYU e é publicista para a editora Cedar Fort Inc localizada em Springville, Utah. 

Tell us your opinion