Preservação da natureza: Como ensinar as crianças sobre a poluição e o meio ambiente

Veja neste artigo como ensinar ? s crianças a proteger e respeitar o meio ambiente.

Lidiane Franqui

Jun 03, 2013   |   783 views   |   17 shares
  • O principal papel dos pais é educar seus filhos, além de protegê-los e amá-los. E numa sociedade como a nossa, ensinar sobre a importância do meio ambiente e sua preservação é tarefa que nenhum pai e mãe pode esquecer. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade que não sabe valorizar as maravilhas naturais que Deus nos deu. O meio ambiente sofre com as agressões diárias dos homens que, em busca de avanços tecnológicos e pela satisfação dos seus interesses pessoais, destroem nossos bens naturais, colocando em risco nossa própria sobrevivência.

    Mas no futuro, esse quadro pode ser outro se as crianças de hoje forem educadas de forma diferente. Aí está a importância de uma orientação lúcida por parte dos pais sobre a necessidade de adotar hábitos sustentáveis. Atitudes simples podem colaborar para a formação de um adulto consciente e “amigo” do meio ambiente.

    A importância doexemplo

    Mas antes disso, é necessário que a própria família seja um exemplo. Para que as crianças sejam educadas de forma correta e entendam que a preservação ambiental é vital, elas precisam ver isso refletido em casa, do contrário, não terá efeito algum. Conversar é importante, mas dar o exemplo é fundamental. Portanto, comece o trabalho por você e jamais seja a favor de práticas que possam prejudicar a natureza. O mínimo comportamento dos pais é copiado pelos filhos. Por isso, o exemplo é tão importante. Faça dele uma arma a favor da educação responsável e não o contrário.

    Ensinando a fazer diferente

    A poluição está exposta nas ruas, nas águas e em toda parte. Mostre aos seus filhos o que realmente acontece. Seja realista. Explique por que as águas estão sujas, fale sobre as consequências da poluição e aponte as soluções. É muito importante mostrar para as crianças que existem saídas e que elas devem ser utilizadas. Se a criança for muito pequena, ensine coisas como jogar o lixo na lixeira, não desperdiçar água, a plantar sementes e despertar o amor pela natureza. Sempre que possível, leve-as para passeios em parques e nunca deixe de falar sobre a importância de todo o meio ambiente para a nossa saúde.

    Ensinar a seus filhos o amor à natureza é papel divino. Não seja negligente e faça da sua família um lar responsável, começando por você mesmo. Converse, ensine, exemplifique. Familiarize suas crianças com o assunto para que no futuro elas possam fazer a diferença numa sociedade ainda tão cega.

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Tell us your opinion