Quais os brinquedos mais adequados para cada idade

Conheça um pouco sobre os interesses de cada faixa etária e quais brinquedos são adequados em cada uma delas.

Erika Strassburger

As brincadeiras são importantes no processo de desenvolvimento cognitivo de uma criança. Em outras palavras, é brincando que ela trabalha a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, o juízo, a criatividade, o raciocínio e a solução de problemas. Através das brincadeiras ela socializa-se, desenvolve a coordenação motora e aprende sobre responsabilidades da vida. As brincadeiras são o primeiro meio pelo qual a criança se relaciona com o mundo. Elas vão muito além da diversão e de forma alguma devem ser subestimadas pelos adultos.

Os brinquedos são grandes aliados nas brincadeiras. No site Portal da Educação lemos: “Os brinquedos didáticos são recursos de grande valor no auxílio da aplicação do processo ensino/aprendizagem. As atividades com os brinquedos terão sempre objetivos didático-pedagógicos visando o desenvolvimento integral do educando. É nesse contexto que se apresenta a importância do brinquedo como estimulador da curiosidade e da iniciativa, proporcionando uma divertida forma de desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção.

Veja quais são os brinquedos mais adequados para cada idade:

Bebês até 6 meses

Os bebês são facilmente estimulados por brinquedos bem coloridos, de vários tamanhos com texturas e aromas diferentes, e que produzem vários tipos de sons. Na verdade, eles precisam de brinquedos que estimulem todos os seus sentidos, brinquedos leves, que eles possam pegar e colocar na boca. Alguns exemplos: móbiles que ele possa tocar, bichinhos de borracha que produzem som.

Bebês de 6 meses a 1 ano

Nessa faixa etária os bebês ainda brincam sozinhos. Eles adoram apertar, sacudir, jogar, bater, empilhar. Os brinquedos ideais são: chocalhos, guizos, ursos de pelúcia, bonecas, bichinhos flutuantes para o banho, livrinhos de pano, grandes cubos para empilhar, etc.

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Crianças de 1 a 2 anos

Nessa idade as crianças começam a dar os primeiros passinhos. Elas conseguem interagir com outras crianças e com os adultos. Elas ainda levam coisas à boca, por isso, na escolha dos brinquedos, é importante que eles sejam adequados para a sua idade, não contenham peças pequenas que podem ser engolidas, e tenham certificado do INMETRO.

As crianças ainda vão se divertir com os brinquedos que já têm, mas, ao comprar novos brinquedos, opte por carrinhos que elas possam puxar ou empurrar (como os de boneca), brinquedos de montar e desmontar ou simples caixas com coisas dentro para tirar e colocar de volta.

Crianças de 2 a 3 anos

As crianças nessa faixa etária gostam de brinquedos que as induzam ao movimento, como triciclos, carrinhos grandes em que possam subir ou colocar coisas dentro, balanço, bolas, etc. Para continuar incentivando-as a desenvolver a parte motora, dê-lhes blocos para empilhar. Também é interessante dar-lhes instrumentos musicais, como pianinhos, pandeiros, tamborzinhos, etc.

Nessa idade é importante que elas comecem a guardar seus brinquedos. Estimule-as a fazê-lo como parte da brincadeira.

Crianças de 3 a 4 anos

Com essa idade as crianças vão continuar se divertindo em cima do triciclo, puxando carrinhos e brincando com os brinquedos que já têm. Contudo, elas já podem brincar com brinquedos de montar e desmontar mais elaborados. Elas não levam mais as peças à boca, por isso as peças podem ser menores.

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As meninas vão se divertir com bonecas, panelinhas e casinhas.

As crianças também aprendem colorir e a desenhar círculos e bonecos. Elas devem ser incentivadas a desenvolver o gosto por literatura. Conte-lhes historinhas infantis e permita que elas acompanhem-nas observando as figuras.

Crianças de 4 a 6 anos

Nessa fase podem ser inseridos jogos com regras fáceis. Através deles são trabalhados o raciocínio e as emoções. Com jogos em que se perde e se ganha, as crianças podem começar a trabalhar a frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e o desenvolvimento da personalidade.

O triciclo pode ser substituído por uma bicicletinha. Os brinquedos que estimulam brincadeiras ao ar livre e em grupo são muito importantes para a socialização e para a saúde das crianças.

Outras boas dicas são: massinhas de modelar, giz de cera, quadro-negro com giz, quebra-cabeça, jogos da memória, Lego, etc.

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Crianças de 6 a 9 anos

Livros, jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, corda para pular, patinete, bicicleta, quebra-cabeças, carrinhos de corrida, equipamentos esportivos, Lego, aviões e veleiros para montar, óculos de mergulho, vão fazer a alegria da criançada.

Dos 9 aos 12 anos

Entre os 9 e os 12 anos os pré-adolescentes já estão em fase de definir seus gostos e interesses. Você pode consultá-los sobre o que gostariam de ganhar. No entanto, é válido despertar neles o gosto por coisas que os estimulem a raciocinar, a se mexer e usar a criatividade. Para isso, dê-lhes livros, jogos de tabuleiro, jogos de mesa, lupa, luneta, equipamentos eletrônicos e esportivos, etc.

Antes de comprar um brinquedo ou objeto para seus filhos faça as seguintes perguntas para si mesmo:

1 – Estou incentivando-os a desenvolverem habilidades físicas ou intelectuais?

2 – O brinquedo/jogo é adequado para uma interação com outras crianças ou jovens?

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3 – Posso sentar e brincar/jogar com meus filhos se lhes der isso de presente?

4 – O retorno é proporcional ao investimento?

5 – Estou presenteando por que quero investir no desenvolvimento dos meu sfilhos ou é uma forma de compensar a minha ausência?

Lembre-se de que as brincadeiras são mais importantes que os brinquedos. Elas podem ser feitas com pouquíssimos recursos, é só usar a imaginação.

Fontes: ClicRBS, Portal da Educação, À conversa com os Pais.

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Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.