Que recursos utilizar para ensinar seu filho de maneira mais criativa

Seu filho não mostra muito interesse para estudar? Só quer brincar e isso é tudo o que importa? Veja alguns recursos que podem lhe ajudar nesta tarefa.

Fernanda Ferraz

É verdade que hoje em dia está cada vez mais difícil conseguir manter a atenção da criançada, pois muitos passatempos podem tirar o desejo que a criança deve ter para estudar, como a televisão, joguinhos e amiguinhos que sempre estão convidando para brincar, a criança fica ansiosa e parece que o estudo deixou de ser algo bom.

Mas, existem recursos que podem ser utilizados para ajudar seu filho a ter mais interesse para estudar. A criatividade irá ajudar muito nessas horas. Então, vamos aprender como nos tornamos mais criativos para ensinar.

O ato de ensinar requer paciência e dedicação. Nestes recursos não há vez para a raiva, impaciência ou irritabilidade, porque a criança demora a compreender ou memorizar.

Aprenda como ajudar seu filho. Mas em primeiro lugar, lembre-se que estes momentos exigirão tempo e amor também.

Aprendendo a contar e somar

. Contar pode parecer tarefa difícil para algumas crianças. Mas os pais ou professores podem usar técnicas simples e baratas para incentivar o aprendizado. Para ensinar seu filho a contar, você pode usar objetos ou fazer algo que o ensine. Juntos vocês podem fazer vários bonequinhos de papel, pintar e depois colar um na mãozinha do outro, representando a quantidade, por exemplo, você pode fazer 20 bonequinhos e separá-los em grupos, de 1, de 2, de 3 e assim por diante…

Advertisement

Pintar e desenhar

. Para ensinar sobre algo, como por exemplo, os animais, você pode desenhar, colar ou pintar num papel ou cartolina e fazer um mural. Se o tema for sobre bichos, você pode colher palitinhos dos galhos das árvores, grama, colar sementes como milho, girassol, e desenhar os animais que se alimentam de cada matéria, e ligar uns aos outros.

Ensino através do teatro

. Outro método divertido e criativo é através da encenação. Junte toda a família, representem sobre determinado assunto e apresentando-se para familiares e amigos.

Música

. Existem músicas infantis que estimulam as crianças, algumas delas são historinhas contadas, outras são ensinando a contar ou ensinando o alfabeto.

Imagens

. Você pode colar fotos ilustrativas no quarto do seu filho e deixar por algumas semanas lá. Todas as vezes que puder, converse sobre aquela imagem e depois peça para ele lhe explicar sobre o que entendeu sobre ela. Em outras ocasiões, pergunte: ” Filho, o que é mesmo que ele faz ou para que serve?” E aponte para a figura.

Museus e zoológicos

. Outra forma bem instrutiva e legal é visitar zoológicos e museus. Apresente cada obra de arte e fale a respeito, deixe que ele pergunte também. Com os animais, você pode aproveitar bem para falar sobre o habitat, alimentos e espécies.

Advertisement

Faça perguntas

. Faça perguntas e estimule-o a perguntar frases do tipo: “Por que você acha importante não se aproximar do fogo?”, ” Você mudaria este objeto, como?”,” O que faria nesta ocasião?”.

Cantar

. Para algumas lições, vocês podem criar juntos uma música igual aquela assim: “A de amor, B de baixinho, C de coração (…)”

Ao ar livre

. Passem um tempo ao ar livre pesquisando insetos, o céu, as constelações, as plantas, etc.

Seu filho não precisa ser um Albert Stain. Mas para aprender, ele precisa do seu amor e compreensão.

Use o tempo em família com sabedoria e dedique-se, porque seu filho é seu maior tesouro.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.