Guia para tornar a hora de dormir mais agradável para seus filhos (e para você)
Hora de dormir: Hora em que o medo ataca o coração dos pais e dos filhos, levando-os aos limites da paciência. Eu morria de medo dessa hora muito tempo antes...
Becky Rickman
Hora de dormir: Hora em que o medo ataca o coração dos pais e dos filhos, levando-os aos limites da paciência. Eu morria de medo dessa hora muito tempo antes da hora de realmente pôr as crianças para dormir. Para mim, era como se uma espessa nuvem escura me envolvesse ao cair da noite, pois sabia o que teria de enfrentar quando chegasse a hora de dormir. Foi aí que uma pesquisa que fiz para um trabalho de psicologia mudou minha vida.
Não precisa ser assim. É possível ter sucesso na hora de dormir com apenas uma palavra: ROTINA!
Definir uma rotina para a hora de dormir
-
Sempre que possível, ponha seus filhos para dormir no mesmo horário todos os dias.
-
Faça uma lista de verificação com seus filhos. Pergunte a eles o que precisa ser feito antes de irem para a cama (tomar banho, escovar os dentes, orar, ir ao banheiro, beber alguma coisa, ler um livro).
-
Acrescente isso à rotina: Dê a cada filho, numa ordem consistente, cinco minutos para falar sobre o dia que tiveram e o que esperam fazer no dia seguinte.
Advertisement -
Não se esqueça de acrescentar um pouco de aconchego corporal à rotina (abraço, massagem nas costas ou nos pés).
-
Durante algumas semanas, depois de fazer a verificação, passe “em revista” cada uma das tarefas na lista de seus filhos e faça com que eles as cumpram. Lembre-se de começar no mesmo horário todas as noites.
-
Depois que tiver verificado tudo, elogie-os por terem feito tudo certinho.
-
Opcional: Talvez você queira colocar música suave de fundo em volume baixo. Eu tinha uma fita k7 quando meus filhos eram bebês, e eu a tocava sempre para eles. Um lado tinha música suave para a hora de dormir e o outro, música alegre para a hora de acordar. Eles cresceram com essa pequena rotina.
-
Apague a luz, diga o quanto os ama e procure um lugar confortável para você descansar.
Advertisement
Tudo isso pode parecer um investimento muito alto de tempo, mas é um tempo muito mais bem empregado do que ter de brigar com eles cada vez que eles têm uma desculpa para não dormir. Isso fará com que o seu próprio sono seja bem melhor, se você não tiver todos aqueles sentimentos negativos com a luta na hora de fazê-los dormir. Se você fizer isso com alegria — ou seja, se deixar o estresse de lado nesse momento — a rotina funcionará com muito mais eficiência.
Depois de algumas semanas, não será mais necessário passar a lista de verificação em revista. As tarefas terão se tornado rotina; e as rotinas são essenciais para o bem-estar mental e emocional das crianças. Já percebeu que elas assistem ao mesmo filme ou leem o mesmo livro dezenas de vezes? As crianças se sentem bem com a rotina.
A longo prazo, a rotina da hora de dormir irá mostrar às crianças que dormir pode ser prazeroso, que as rotinas são benéficas (para quando elas tiverem a própria família), e que você as ama o bastante para lhes proporcionar esse momento precioso.
_Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original A lights out knock-out guide to smoother bedtimes for children, de Rebecca Rickman