Saúde do bebê: O que esperar em sua primeira consulta com o recém-nascido

Perguntas e cuidados a tomar quando levar seu bebê pela primeira vez ao pediatra.

Apr 07, 2013   |   155 views   |   34 shares
  • Filho é uma bênção, é alegria, paz e também preocupação. Um recém-nascido exige muitos cuidados, pois seu corpinho é muito pequeno e delicado. Ele deve ser acompanhado de perto por sua mãe, observando tudo em sua volta para lhe dar o máximo de segurança e conforto. Ao sair da maternidade, o bebê está pronto para a vida. Geralmente, são realizados alguns exames, testes e vacinas que darão proteção nesse primeiro mês de vida, depois desse tempo, um pediatra deverá acompanhá-lo.

  • Escolhendo o pediatra

    Eleja um bom profissional como pediatra de seu filho, leve em consideração a indicação de amigos e familiares, verifique se o médico é da rede pública ou privada. Se for da rede privada, verifique a qual convênio está filiado. Tome cuidado com a carteira do convênio privado ou com a carteira do SUS, ambas serão exigidas no agendamento de todas as consultas. Marque com antecedência a primeira consulta do bebê, informe à atendente que se trata de um recém-nascido e de sua primeira consulta, geralmente, eles têm preferência devido a sua fragilidade.

  • A primeira consulta

    Não se esqueça, em hipótese alguma, a carteira de vacinação do bebê, ela contém informações importantes e necessárias para a primeira consulta. Arrume a mala do bebê, leve fraldas, lenço umedecido ou algodão, se assim preferir, e uma troca de roupas.

    Tome o cuidado de anotar o dia e a hora da consulta em um local visível para não esquecer, como imã na geladeira, em uma agenda ou faça um lembrete no celular. Procure chegar com antecedência, muitos lugares trabalham por ordem de chegada.

    Uma dica é levar uma lista com todas as suas dúvidas, vá anotando durante o mês e leve a lista, assim você não se esquecerá das perguntas.

    De modo geral, os pediatras verificam a carteira de vacinação, ela contém informações de como o bebê nasceu, tipo de parto, peso, altura, exames realizados, vacinas tomadas e de como o bebê estava até a sua alta, por isso leve a carteira de vacinação. Ela é extremamente importante.

  • Alimentação

    Os pediatras verificam que tipo de alimento está sendo oferecido ao bebê, se leite materno ou fórmulas. Os pediatras preferem que bebês sejam alimentados pelo leite materno. Preste atenção se seu bebê está se alimentando corretamente. Bebê bem alimentado não chora à toa, dorme bem e dá aquele precioso descanso à mamãe.

    Verifique se o bebê chora por muito tempo, um bebê saudável não chora a todo o momento. Bebês choram se sentem frio, calor, se a fralda está suja ou algo que está o incomodando e, claro, choram com as cólicas e se estão com algum tipo de doença. Informe ao pediatra a existência de choro sem causa aparente.

  • Peso e altura

    Na primeira e demais consultas, o pediatra acompanhará o peso e altura do bebê. No primeiro mês, ele verifica se o bebê ganhou peso, se ele está crescendo normalmente, eles têm como base a linha de crescimento que está na carteira de vacinação do bebê. Caso não esteja ganhando peso ou crescendo como o esperado, pode ser um alerta para algum problema ou é devido à genética dos pais.

  • O umbigo

    As mamães têm certo medo de cuidarem do umbigo do bebê. Lave-o normalmente a cada banho com água e sabão, seque bem e use o álcool 70%. Não tenha medo de limpar, o único incômodo para o bebê é o geladinho do álcool, apenas isso. Vale lembrar que o umbigo deve ser limpo a cada troca de fralda.

    O pediatra irá verificar se o umbigo já caiu, se cicatrizou. Isso leva de 7 a 14 dias, no entanto, há casos que podem levar 30 dias ou mais.

  • Reflexos

    Os pediatras verificam a presença de alguns reflexos para eliminação e prevenção de doenças neurológicas, são os reflexos primitivos como os reflexos de preensão, palmar e plantar, reflexo de sucção, reflexo de busca, reflexo de moro, reflexo da marcha automática, entre outros.

    Com certeza, o universo dos bebês é cheio de surpresas e coisas novas, vale a pena cada momento que passamos com ele. Apoveite cada mês, registre esses momentos, pois seu bebê crescerá rápido e você sentirá muita saudade, portanto curta este momento.

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

0

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes