15 assuntos para casais que estão tentando engravidar

Se você é como eu, uma tentante, irá se surpreender com esses assuntos que são considerados tabus, mas especialmente importantes para conseguir concretizar seu sonho de ter um bebê. Confira.

Cibele Carvalho

Em uma conversa com uma amiga, que assim como eu também é uma “tentante” (termo usado para mulheres que estão tentando engravidar), falamos de alguns assuntos considerados talvez tabus pela sociedade ou por algumas pessoas, acredito que por falta de conhecimento completo do assunto sobre as dificuldades atuais de se ter um filho.

Como sugestão dessa amiga, e como sei que existem muitos casais que sonham em ter um bebê, mas, infelizmente, passam por muitas rotineiras dificuldades, listei abaixo 15 assuntos que normalmente não são tão comentados, mas que são extremamente importantes:

1. A investigação médica precisa e deve ser realizada por ambos

Todos os exames de infertilidade precisam ser realizados tanto pela mulher como pelo homem assim que ambos decidem que querem ter um filho. Quanto mais tarde o homem decide fazer isso, pior ficam as chances das mulheres conseguirem engravidar devido à idade.

Estudos da IPGO (Centro de Reprodução Humana) comprovam que 25% dos problemas de fertilidade são masculinos.

2. Seguir à risca a tabelinha de fertilidade não é suficiente

Sua ovulação pode não ser igual em todos os meses, principalmente se você já iniciou suas tentativas, parando de tomar anticoncepcional, os ciclos menstruais ficam variados e você poderá perder a chance de pegar a ovulação certa, então a dica é alternar dias antes e dias depois também.

Advertisement

3. Existem detalhes e particularidades em cada mulher

Cada mulher possui um PH diferenciado em sua vagina, e isso influencia também nas tentativas de se ter um bebê. Pode ser necessário o uso de um sabonete líquido recomendado pelo médico, ou outros cuidados. Descubra isso.

4. Seus óvulos não duram mais que 24 horas

No período de ovulação mesmo que tenhamos em atividade mais óvulos do que fora desse período, os mesmos sobrevivem apenas em torno de 12 a 24 horas, já os espermatozoides sobrevivem cerca de dois a três dias.

5. As injeções de hormônios causam efeitos colaterais desagradáveis

Pode haver necessidade ou da mulher tomar injeções de hormônios mais conhecida como FSH (Hormônio Folículo Estimulante), ou dos homens tomar injeções de testosterona para aumentar a quantidade de espermas, e ambas infelizmente causam efeitos colaterais desagradáveis, como espinhas nos homens, e aumento de peso nas mulheres.

6. Seu organismo precisa estar completamente livre de qualquer tipo de doença

Quando falamos de doenças aqui, não se trata apenas de doenças que causam infertilidade, mas sim de qualquer doença, por exemplo, infecções urinárias, na bexiga, e outras também impedem o desenvolvimento dos óvulos.

7. A compatibilidade sanguínea do papai e da mamãe não pode ser esquecida

Em nossa busca frenética pelo bebê podemos esquecer muitas vezes de verificar se há compatibilidade sanguínea entre o casal, e isso pode causar sérios problemas em seu bebê, podendo ocasionar até aborto espontâneo, cuide desse detalhe antes das tentativas.

Advertisement

8. Sua idade faz toda a diferença

Recentemente em uma pesquisa mostrada no Jornal Nacional, especialistas em fertilização afirmaram que o fato das mulheres estarem adiando a idade em que querem ser mãe, é um dos principais motivos da infertilidade. Esses especialistas afirmam que a idade ideal de reprodução do corpo feminino é entre 20 e 35 anos.

9. O desgaste emocional e a ansiedade são graves problemas

Esse é um sintoma difícil de controlar, mas os médicos obstetras asseveram que mesmo que a mulher possa fazer todo tipo de tratamento, se o emocional da mesma fica incontrolável, ou sua ansiedade exagerada, atrapalham sua vitória.

10. A bebida e o cigarro podem estar atrapalhando

Assim como as doenças renais e outras, se seu organismo estiver puro certamente ficará mais propenso a receber um feto.

Pesquisas realizadas pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas comprovam que não há nenhuma dose segura de álcool no organismo que possa evitar problemas sérios com o feto.

Leia: Estudos mostram como a expressão facial de fetos se altera em mães fumantes

Advertisement

11. A redução da cafeína pode ajudar de verdade

Conforme lemos no artigo 5 sinais que você precisa jogar fora o café da manhã, o café traz mais malefícios do que benefícios para seu organismo, portanto se estamos tentando deixar tudo limpinho em nosso organismo para ter um bebê, o café não ajuda nessa tarefa.

12. O melhor é esquecer maneiras de garantir o sexo do bebê

Ficar pensando e tentando formas para garantir que o sonho seja realizado por completo “…quero engravidar e quero que seja uma menina!”, por exemplo, pode aumentar ainda mais a sua ansiedade e prejudicar sua futura gestação, pode sentir que rejeitou ou rejeita seu bebê.

13. Não existem posições certas para engravidar

Especialistas já confirmaram que essa tática está fora de questão. Não há uma maneira adequada de garantir que o espermatozoide irá chegar até seu útero, ainda mais porque esse trabalho ocorre dentro do seu organismo e não fora, não é mesmo?

14. Sua escolha de prioridades na vida pode ajudar

Se vocês (casal) decidiram que realmente querem ter um bebê, transforme isso em prioridade, esqueçam por enquanto aquele superemprego, aquele supercarro, ou outras coisas que impeçam vocês de fazer tudo ao alcance para concretizar esse sonho. Coloque desde já seu bebê em primeiro lugar em suas vidas, mesmo que ele ainda não esteja em sua barriga, em algum lugar ele já existe, concorda?

15. Nunca mais sua vida será a mesma, então queira muito

Imagine sua vida com um filho, preveja as mudanças totais que irão ocorrer, organize sua vida e sua casa se precisar, constitua uma união mais forte ainda com seu parceiro, estabeleçam suas regras de criação do bebê, deixem tudo preparado, afinal, nosso cérebro comanda nossas emoções. Atraia seu bebê e ele chegará até você, acredite! Para Deus todas as coisas são possíveis.

Advertisement

Leia: 10 meios de melhorar as chances de engravidar

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.