5 atividades que ajudam a prevenir ou tratar a depressão
Conheça maneiras simples e sem custo de prevenir a tristeza profunda e mesmo a depressão crônica que precisa de tratamento.
Evelise Toporoski
Depressão é uma doença séria e pode acometer a qualquer um. Existe tratamento, mas se a pessoa não buscar ajuda pode até acabar com a própria vida. Por isso, antes mesmo de ser envolvido por esta tristeza profunda, há atividades que ajudam na prevenção.
Identificando e Tratando a Depressão
Um estudo da Universidade de Illinois feito com adolescentes de 15 e 16 anos mostra que aqueles que foram envolvidos em atividades sociais e voluntárias estavam menos propensos a desenvolver a doença, graças à sensação de bem-estar que sentimos ao fazer o bem.
Para que você e sua família se previnam da depressão, que tal fazer algumas das atividades abaixo?
1. Fazer exercícios juntos
Participar de atividades físicas proporciona uma sensação de bem-estar, promovem a saúde e interação social quando são jogos em grupos. Que tal reunir a família e amigos para jogar vôlei ou futebol toda semana?
2. Ajudar idosos
Você pode ajudar desde um vizinho que tenha dificuldade de locomoção até um asilo. O importante é manter contato permanente e ter vontade de ajudar.
Quando minha tia faleceu há dez anos, minha mãe esteve à beira da depressão. Ela chorava todos os dias e não tinha mais vontade de viver – até que uma amiga lhe convidou a ser voluntária em um grupo de idosas do bairro, em que elas se reuniam semanalmente para fazer trabalhos manuais. Minha mãe as ensinava tricô e crochê, em troca ganhou muito amor, carinho e saúde.
3. Ajudar crianças carentes
Você pode contar histórias para crianças em hospitais, visitar constantemente orfanatos e se tornar amigo e exemplo de uma criança.
Uma amiga era voluntária em um coral infantil com crianças carentes. Ela estava com dificuldade para ter filhos e havia sido adotada. Sua função era cuidar e incentivar uma criança de 10 anos nas noites de apresentação. As duas desenvolveram um amor tão grande que se tornaram mãe e filha de coração.
4. Dar aulas
Todas as pessoas são úteis, tem qualidades e talentos que ajudam e abençoam a vida dos outros. Por exemplo, você está lendo este texto, é alfabetizado, e pode ajudar outras pessoas a ler e escrever pela primeira vez. E não para por aí, é possível ensinar matemática, outra língua, tocar um instrumento musical, enfim, passar o seu conhecimento a outras pessoas que vão lhe proporcionar prazer e bem-estar.
5. Fazer a diferença
Olhe ao redor, há muitas oportunidades para fazer a diferença. Seja limpando a calçada em frente a sua casa, juntando lixo de uma praia ou fazendo uma horta.
Li uma reportagem em que um idoso contava que em um terreno baldio perto de sua casa plantava e cuidava de uma horta comunitária, e que aquilo era uma terapia para ele. Há muitas oportunidades de melhorar nosso ambiente e nossa vida, basta começar!
Lembre-se: estas são atividades que nos proporcionam gratidão e bem-estar por estarmos ajudando outras pessoas, e assim previnem a depressão. Se você tem sintomas da doença, procure ajuda médica.
Leia também: Depressão é doença séria – Lidando com quem não entende o que é depressão