6 dicas para otimizar sua ingestão diária de água

Por ser um ato tão simples e de tão fácil acesso, beber água frequentemente, acaba esquecido e com isso corrermos um perigo que pouco a pouco mina nossa saúde.

Ivani Bastos Irineu

Por ser um ato tão simples e de tão fácil acesso, beber água frequentemente, acaba esquecido e com isso corrermos um perigo que pouco a pouco mina nossa saúde.

Boa parte de nosso corpo é composto de água. Segundo os especialistas isso chega a 70%. Ainda que não seja uma fonte de energia ela é fundamental para o pleno exercício de nossas funções vitais. Beber água diariamente deve ser encarado como essencial para termos equilíbrio, resistência, vitalidade em nossas atividades e evitarmos muitas doenças.

1. Tenha água ao alcance

O esquecimento é o grande obstáculo para não bebermos água. Geralmente não estamos “vendo” o bebedouro e por isso – a menos que a sede nos empurre – não bebemos. Isso pode ser resolvido com uma garrafinha com água ao nosso lado. Periodicamente, ao alcance da mão, acabamos desenvolvendo o hábito de ingeri-la.

2. Faça exercícios

Costumo correr todos os dias, pela manhã, cerca de 7 km. Antes de iniciar a corrida, bebo cerca de 500 ml de água para antecipar o desgaste e, na volta, mais 500 ml para repor a perda na corrida. Isso também pode ser feito carregando uma garrafinha para o percurso. Se não gostar de correr, não tem problema, apenas caminhe. Segundo os especialistas, caminhar ou correr tem o mesmo efeito.

3. Habitue-se a beber antes das principais refeições

Segundo os estudiosos, a ingestão de água, 30 minutos antes das principais refeições, prepara o estômago para receber os alimentos sólidos que virão. Ainda outro estudo, apresentado recentemente, no Congresso Nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston, EUA, mostrou que tomar de 2 a 3 copos de água antecedendo as refeições faz com que se perca 2 kg a mais, numa dieta.

Advertisement

4. Substitua o refrigerante

A mídia trabalha bem nosso inconsciente vendendo a ideia de que quando estivermos com sede devemos beber um refrigerante. Aliás, o próprio nome (refrigerante) já tem o apelo intrínseco para isso como se ele realmente nos refrigerasse. Quando tivermos sede, lembrem-se que a água é que é correta e saudavelmente vai matá-la e não aquele cartaz provocante.

5. Beba água em jejum

Por anos adquiri esse costume de beber água, logo após acordar. Assim que saio do quarto, antes de qualquer outra coisa, desço até a cozinha e bebo 2 copos d’água. Os nutricionistas costumam dizer que beber água em jejum, de manhã, vira um termogênico natural, queimando mais calorias.

6. Inove com água

Uma ideia interessante para otimizar o consumo diário da água e a queima de calorias é fazer gelo com pequenos pedacinhos de limão na forma. Depois de formado o gelo, na hora de consumir a água, acrescentar a pedrinha de gelo/limão. O limão pode também ser colocado naquela garrafinha do início desse artigo com a diferença que deve trocar o pedacinho do limão a cada 2 ou 3 dias.

Assim como o leite não vem da caixa, mas da vaca que o produziu, hidratar o corpo não virá tomando qualquer outro líquido, mas tão somente a água.

Toma un momento para compartir ...

Ivani Bastos Irineu

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.