Alimentos e ervas naturais recomendados para uma dieta saudável
Comer bem é importante para todos e não somente para quem deseja emagrecer. Os alimentos certos são capazes de melhorar nossa vida. Confira.
Fernanda Ferrari Trida
Estava pesquisando para este artigo e deparei com uma notícia que é, no mínimo, alarmante. Segundo um estudo científico publicado recentemente na revista especializada Thorax, crianças e pré-adolescentes que comem fast food três ou mais vezes na semana têm até 40% mais chances de desenvolverem condições alérgicas como asma severa, eczemas, coceira nos olhos e olhos lacrimejantes. Isso porque este tipo de alimento contem altas doses de ácidos gordos transsaturados, conhecidos por afetar a imunidade.
Até que enfim, parece que o mundo vem percebendo a necessidade de melhorar a alimentação dos seres humanos. E a causa não gira somente em torno da pandemia de obesidade que estamos vivenciando, mas também do aumento dos problemas de saúde relacionados ao sedentarismo, ao estresse e à falta de conhecimento sobre o que se come.
Assim, decidi falar um pouco sobre o que é uma alimentação saudável. Não estou me referindo a uma dieta de emagrecimento. Nada disso. São apenas de comidas que fazem bem. Você sabe que existem alimentos que podem reduzir os sintomas da menopausa, compostos que podem melhorar a depressão e outros que podem auxiliar na prevenção do câncer?
Pois é. Não se trata de deixarmos de comer o que gostamos e passarmos a viver de alface e água. Trata-se de melhorar a qualidade de vida da família como um todo. Tente ofertar ao seu cônjuge e filhos (e a si próprio!) os alimentos relacionados abaixo no lugar de comidas industrializadas e ricas em gordura, o máximo de vezes que for possível, e veja como o humor e a vitalidade de todos vai mudar para melhor.
-
Açafrão: suaviza os sintomas da menopausa.
Advertisement -
Alecrim: facilita a digestão de gorduras e auxilia as funções do fígado.
-
Alho: vermífugo e auxilia no funcionamento intestinal adequado.
-
Aveia: reduz a taxa de colesterol e o risco de câncer de cólon.
-
Berinjela: auxilia na prevenção do câncer, antidepressiva, analgésica, reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico.
-
Brócolis: descongestionante, auxilia na prevenção do câncer, anti-inflamatório, reduz a pressão arterial, analgésico.
Advertisement -
Cebola: rica em vitamina C, auxilia na imunidade, diurética e digestiva.
-
Cenoura: antialérgica, anti-inflamatória, combate a dor muscular, auxilia no tratamento do câncer de mama, bexiga e próstata, antioxidante, vasodilatadora, auxilia na prevenção da catarata.
-
Chocolate amargo: antioxidante, previne doenças cardíacas.
-
Erva cidreira: digestiva, calmante e antiespasmódica.
-
Erva doce: melhora dores de estômago e azia.
Advertisement -
Ervilha: analgésica, anti-inflamatória, auxilia no tratamento do reumatismo, cálculo renal e malária, reduz pressão arterial e colesterol.
-
Espinafre: combate e previne a hepatite, auxilia na prevenção do câncer, anticoagulante, analgésico, estimula o sistema imunológico.
-
Estragão: alivia cólicas menstruais.
-
Feijão: combate dor muscular, anti-inflamatório.
-
Frutas cítricas: estimulam a produção de enzimas anticancerígenas.
Advertisement -
Gengibre: auxilia na digestão e absorção de alimentos e estimula a atividade intestinal.
-
Grão de Bico: combate dor muscular, anti-inflamatório.
-
Hortelã: diurética, digestiva.
-
Iogurte: reduz o colesterol, auxilia na prevenção do câncer intestinal.
-
Laranja, limão e lima: reduzem o colesterol, auxiliam na prevenção do câncer de cólon, mama e pulmão.
Advertisement -
Lentilha: combate dor muscular, anti-inflamatório.
-
Maçã: previne doenças cardiovasculares, anti-inflamatória, diurética, expectorante.
-
Morango: anti-inflamatório, antioxidante, ajuda a previnir o câncer, estimula o sistema cardiovascular.
-
Pimenta vermelha: digestiva, alivia os sintomas das doenças respiratórias.
-
Pimenta do reino: aumenta a secreção do suco gástrico.
Advertisement -
Salmão, atum, arenque e sardinha: reduzem o colesterol e os triglicérides, dissolvem placas de gorduras dos vasos, auxiliam no tratamento e prevenção do câncer de mama e da hipertensão.
-
Soja: reduz a retenção de líquidos pelo organismo, combate cálculos renais, auxilia na prevenção do câncer, vasodilatadora, reduz o colesterol, combate a osteoporose.
-
Tomate: tratamento e prevenção de câncer de bexiga, mama e próstata, reduz colesterol e pressão arterial, antioxidante.
-
Uva: anticoagulante, anticarcinogênica, reduz o colesterol, estimula o sistema cardiovascular, antioxidante.
As informações acima foram retiradas do livro Comida: um santo remédio, da nutricionista Joselaine Stürmer (Editora Vozes), que tem mais um bom tanto de informações e ações de outros alimentos para aqueles que querem melhorar sua qualidade de vida por meio da alimentção saudável.
De qualquer forma, mesmo que todos nós tenhamos o mesmo objetivo, cada organismo necessita de nutrientes em quantidades diferentes, dependendo da idade, atividade cotidiana, sexo e outros fatores. Portanto, consultar um nutricionista pode ajudar quando estamos tentando mudar nossa alimentação, mas não sabemos exatamente como.