Aparelho nos dentes: Recomendações e cuidados
Não é apenas um sorriso metálico. É um período de adaptação constante, que exige muitos cuidados e atenção.
Michele Coronetti
Por um sorriso bonito, qualquer esforço é válido. Não só a estética está envolvida, mas o bem-estar e a saúde também. Aparelhos bucais nivelam a dentição além de aumentarem a autoestima. Alguns cuidados devem ser tomados para que o sucesso seja geral.
O aparelho móvel não é adequado em todos os casos. Ele pode ser utilizado normalmente a partir de seis anos de idade. Seguem algumas dicas:
-
Para a alimentação, o aparelho deve ser retirado, não sendo porém necessária a retirada em casos de bebidas como água, sucos, vitaminas e outras;
-
Sempre escovar muito bem os dentes após as refeições e antes de recolocar o aparelho;
-
Quando escovar seus dentes, escove também seu aparelho. Não utilize produtos abrasivos ou fervura. Mensalmente pode deixar o aparelho de molho em antisséptico bucal por quinze minutos;
Advertisement -
Utilize seu aparelho ao máximo durante o dia e a noite, retirando apenas para se alimentar e efetuar a limpeza;
-
Ao retirá-lo, guarde sempre no recipiente próprio, as famosas caixinhas coloridas que acompanham o produto. Nunca enrole seu aparelho em guardanapos, pois vários desastres já ocorreram com essa prática. Ele pode se quebrar, ou o garçom pode retirar os pratos da mesa, retirar os guardanapos amassados, e seu aparelho ir junto para o lixo;
-
Uma vez ao mês, é necessária a visita ao ortodontista para avaliar, ajustar e dar continuidade ao tratamento, é a chamada manutenção.
Já o aparelho fixo é inserido a partir dos doze anos. As dicas são semelhantes:
-
A escovação deve ser redobrada, muito dedicada, dente por dente, e as peças que compõem o aparelho também. Utilize o fio dental com passa fio para que a limpeza seja melhor efetuada. Não faça uso de palitos de dente. Com a permissão do profissional que lhe atende, utilize antisséptico bucal.
Advertisement -
A escova deve ser trocada periodicamente, a cada três meses ou menos, dependendo do desgaste.
-
Evite certos tipos de alimentos duros, como o amendoim por exemplo. Porcione alimentos duros em pedaços menores do que o habitual. Morder a maçã inteira? Esqueça! Corte-a em pedaços e bom apetite! Isso evita danos e retornos antecipados ao profissional. Cuidado com doces e chicletes.
-
Na área das bebidas, é bom evitar as que contêm gás, como os refrigerantes.
-
A visita ao ortodontista também é mensal, para ajustes e avaliações. Nos primeiros dias após essa visita, é comum sentir dores, falta de apetite, dentes moles. Não se preocupe, porque isso passa e logo tudo voltará ao normal.
-
Para as meninas, esta é uma dica importante. Atenção com a maquiagem que vai usar durante seu tempo com o aparelho. Ele por si só já chama a atenção para sua boca, tornando desnecessário o uso de batons de cores fortes, como o vermelho, ou mesmo o gloss. Manter o equilíbrio é a melhor medida a ser tomada.
Advertisement -
Sempre que perceber alguma alteração em qualquer componente do aparelho, por menor que seja, entre em contato com seu ortodontista para que o reparo seja feito, não causando assim maiores complicações.
Quando o tempo de uso do seu aparelho fixo terminar, você passará a usar uma contenção, que parece com um aparelho móvel e que manterá o progresso realizado pelo aparelho por mais tempo.
Quem determinará o período que você utilizará o aparelho e a contenção é o profissional que você escolheu. Mesmo que seja cansativo, procure seguir as instruções, especialmente as referentes ao tempo de uso. Assim, seu empenho será revertido em benefício para você mesmo.