Cigarro: apague esta ideia agora

De status social a doença da sociedade, o cigarro felizmente já é visto como um vilão da saúde. Se você ainda não deixou esse vício este é o momento.

Renata Finholdt

Décadas atrás fumar era considerado por muitos um hábito que tornava as pessoas mais interessantes e atraentes e com base neste conceito (extremamente errado) milhares de pessoas, pelo mundo afora, tornaram-se fumantes.

Os anos foram passando e as futuras gerações adquiriram de seus pais o mesmo hábito. Fumar era uma espécie de status. O que muitos não sabiam é que este status aparente se tornaria a causa de morte de milhares de pessoas.

Dentre as várias doenças causadas e agravadas pelo uso do fumo, o câncer tem atingido muitas famílias que lutam para tentar recuperar a saúde há muito entregue ao cigarro.

Parar de fumar deve ser uma meta urgente, um apelo pela saúde. Se você deseja ver e participar da vida de seus filhos e netos pare de fumar agora!

Leia: Livre-se do vício do cigarro antes que ele acabe com você

Advertisement

Talvez sua consciência seja maior do que seu controle sobre este terrível vício, conheça mais alguns fatos:

Vício

Pode parecer tão inofensivo, mas aquele pequeno bastão de pouco mais de sete centímetros, recheado de nicotina, alcatrão, chumbo, formol e tantas outras substâncias tóxicas, faz com que você se torne um dependente químico. E para que um dependente consiga se libertar de seu vício é preciso ajuda, neste caso, ajuda médica.

Não tenha vergonha de procurar auxílio médico para se livrar do vício do cigarro, pense que está trabalhando em prol de sua saúde, e isso apenas lhe trará benefícios.

Doenças

Além do cheiro desagradável que é bem característico de fumantes, a fumaça tóxica do cigarro, inalada por fumantes e até não fumantes, é responsável pelo número crescente de doenças, entre elas o câncer de pulmão, boca, língua, esôfago e de outros órgãos como pâncreas, bexiga e estômago.

Como se não bastasse, outras doenças são agravadas pelo uso do fumo: problemas cardíacos, aneurismas, úlceras, problemas do sistema reprodutor, e no caso das gestantes: má-formação do feto, problemas na placenta, asma no bebê e tantas outras.

Advertisement

Leia: Fumante passivo: Quais os riscos de conviver com quem fuma

Desvantagens

Se não bastasse as desvantagens gravíssimas citadas acima, o fumo tem sido cada vez mais marginalizado pela sociedade.

As grandes empresas têm, em seus processos de recrutamento e seleção, dado prioridade a pessoas que não possuem o terrível hábito de fumar, porque estas pessoas se ausentam mais de seus trabalhos para terem um tempo com o cigarro, visto que é proibido por lei fumar em ambientes fechados.

Alguns restaurantes reservam os piores espaços para fumantes, outros já não aceitam o cigarro dentro de seus estabelecimentos.

Não é possível circular em shoppings com o cigarro aceso, é preciso se dirigir ao lado de fora se quiser fazer uso desta substância.

Advertisement

Felizmente, cada vez mais as pessoas têm se dado conta dos malefícios do cigarro e abandonado de vez este mau hábito. Se você não faz parte desta estatística ainda há tempo de deixar este vício para trás e viver com mais saúde e felicidade.

Leia: Estudos mostram como a expressão facial de fetos se altera em mães fumantes

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.