Como a cárie afeta negativamente a saúde geral da criança
O que causa a perda de horas de escola a cada ano, afeta milhões de crianças em todo o país e ainda recebe muito pouca atenção?

Antoinette De Janasz
Cárie de mamadeira, também conhecida por uma variedade de sinônimos – BBTD (Baby Bottle Tooth decay), cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, síndrome da cárie de mamadeira, cárie em bebês. São todos termos para a cárie dentária em uma criança de 0 a 6 anos que apresenta:
-
Um ou mais dentes cariados;
-
Falta de dentes (resultantes da cárie dentária);
-
Obturações em qualquer dente decíduo (bebês).
Os dentes de leite são importantes. A cárie dentária em dentes de leite leva ao aparecimento de cáries nos dentes definitivos.
De acordo com as últimas pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC – sigla em inglês), constatou-se que nos Estados Unidos:
-
Houve um aumento de 15,2% no número de cáries em crianças de 2-5 anos de idade;
-
28% das crianças em idade pré-escolar já tiveram cárie dentária;
-
Mais de 4 milhões de crianças em todo o país são negativamente afetadas pela cárie dentária em formas que vão além da cárie propriamente dita.
Estudos da Universidade de Lins (UNIMEP) de São Paulo conclui que:
“No Brasil, a prevalência desse tipo de lesão cariosa em 2.264 crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas no Bebê Clínica (Londrina-PR) atingiu o percentual médio de 26,5%.”
Outra pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) aponta que:
“Embora se tenha observado no Brasil um declínio significativo na prevalência da cárie dental com uma redução de 53,22%, dados de estudos aqui realizados mostram que em pré-escolares a prevalência desta doença aumenta com a idade. Adicionalmente, relatos da literatura demonstram que apenas 12 a 17% das crianças afetadas pela cárie têm pelo menos metade das lesões diagnosticadas.”
Os bebês não são imunes à cárie dentária
Os dentes de um bebê estão em risco de deterioração, tão logo surgem. A cárie dentária é uma doença infecciosa que muitas vezes progride rapidamente. Os incisivos superiores são os mais suscetíveis de danos. São os primeiros dentes a nascer e têm o maior tempo de exposição aos fatores desencadeantes, principalmente o açúcar. A língua tende a proteger os incisivos inferiores quando o bebê suga na mamadeira ou no peito.
O que devemos observar quando tentamos identificar a cárie dentária?
-
Manchas brancas ou marrons ao longo da linha da gengiva;
Advertisement -
Sensibilidade ao frio, a alguns alimentos, doces ou alimentos mais duros.
A cárie também pode se formar na parte interna do dente e passar despercebida.
O primeiro exame
O Ministério da Saúde recomenda levar o bebê ao dentista antes da primeira dentição, alguns dentistas recomendam por volta do primeiro aniversário e outros por volta dos 6 meses, porém, todos concordam que no mais tardar até o primeiro aniversário do seu filho. O dentista irá realizar uma avaliação de risco de cárie dentária e dar conselhos sobre cuidados com os dentes do seu bebê. Começar com visitas regulares ao dentista em idade precoce pode diminuir o medo de seu filho e prevenir cáries em desenvolvimento.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir que os dentes do seu bebê estejam saudáveis é limpar regularmente a sua boca. É especialmente importante fazer isso antes das sonecas e na hora de dormir, pois a produção de saliva diminui durante o sono. A saliva ajuda a manter os dentes protegidos, mas pequenas quantidades de açúcar acabam ficando e as bactérias fazem a festa! Além disso, as crianças que tiveram suas bocas limpas desde o nascimento geralmente não dão problemas para começar a escovar os dentes.
A cárie dentária é uma das doenças crônicas mais comuns na infância
De acordo com o Ministério da Saúde dos Estados Unidos, a cárie dentária é cinco vezes mais comum do que a asma e sete vezes mais comum do que a febre do feno. Estudos têm relacionado má saúde bucal com as doenças cardíacas, partos prematuros e baixo peso ao nascer, pois a saúde bucal está relacionada à saúde em geral.
A cárie dentária na infância pode levar aos seguintes problemas ao longo da vida:
Maior risco de cárie em dentes permanentes;
Hospitalização / atendimentos de emergência;
Desenvolvimento físico deficiente, especialmente altura e peso;
Ausência à escola;
Diminuição da capacidade de aprender;
Impedimentos da fala;
Problemas de autoestima.
A placa bacteriana
A placa é uma película de bactérias nos dentes que pode migrar para a corrente sanguínea. Existem muitos tipos de bactérias na placa e algumas delas criam substâncias ácidas quando expostas ao açúcar. Este ácido corrói o esmalte do dente e provoca a cárie dentária. O objetivo da escovação e uso de fio dental é remover tanto quanto possível a placa. Ensinar nossas crianças bons hábitos de higiene bucal não só irá ajudar a prevenir as cáries, mas também irá ajudá-las a manter a saúde geral!
Traduzido e adaptado por
do original How tooth decay adversely affects your child’s overall health, de Antoinette De Janasz.