Como aliviar pés cansados
O dia está no final e seus pés já sentem o peso do trabalho. Siga estas dicas para que eles relaxem e possam estar prontos para a labuta do dia seguinte.
Michele Coronetti
Não há como questionar. Eles suportam nosso peso, nos carregam aonde desejamos ir, nos mantêm firmes e eretos, nos equilibram sobre saltos, nos divertem quando dançamos. Eles nos suportam o dia inteirinho!
O alívio instantâneo sentido ao tirar seus sapatos quando chega em casa pode durar um pouco mais com algumas dicas simples:
-
Eleve seus pés, apoiando-os. Mexa os dedos, rode os pés e deixe-os aliviados da carga por uns vinte minutos. Enquanto isso, leia um livro e deixe o estresse da correria de lado, ouça músicas suaves, relaxe um pouco.
-
Deixar os pés submersos em água morna é reconfortante e animador. Mergulhe-os em água pura, odorizada com essências, ou até faça chás calmantes como os de camomila, cidreira ou hortelã. Permita a seus pés ficarem relaxados por um tempo, então passe-os por água fria, seque-os e aplique um hidratante, massageando-os delicadamente.
-
E por falar nisso, nada melhor para seus pés aliviarem todo o cansaço do dia do que uma boa massagem! Utilize um óleo suave, como os de bebê, massageie cada dedo, a planta do pé em todas as suas áreas, utilizando movimentos circulares e com uma leve pressão.
Advertisement -
Uma outra maneira de massagear os pés é utilizar uma bolinha de tênis. Fique em pé e pise em uma bolinha soltando o seu peso. Passe a bolinha pra frente e para trás, para os lados, diagonais, preenchendo toda a extensão do seu pé, e na lateral deles, apoiando no outro pé, além de rolar a bolinha embaixo dos seus dedos.
Para evitar pés muito cansados ao final do dia, é possível utilizar alguns recursos interessantes durante o expediente:
-
Solados finos nos sapatos causam mais dores. Procure acrescentar uma palmilha anatômica se é esse seu caso, ou amortecedores de choque. Especialmente se você anda muito ou permanece em pé a maior parte do dia.
-
Para aliviar um pouco a dor por permanecer em pé, alterne o peso em uma das pernas de vez em quando, e mantenha a perna que está descansando um pouco mais elevada que a outra, apoiada em um degrau por exemplo. Depois de ambos terem este descanso, os pés aguentarão um pouco mais.
-
Os saltos são um grande vilão dos pés. Quanto mais fino e alto, mais dores. Procure conciliar a necessidade da elegância com o conforto encontrado em alguns tipos de sapatos que se adaptem bem aos seus pés.
Advertisement -
Praticar exercícios fortalece não só os pés, mas toda a sua estrutura. É conveniente que o calçado utilizado seja de acordo com a necessidade, que amorteça impactos, seja confortável e transmita segurança para a prática do esporte escolhido.
-
Você pode fazer exercícios simples durante o dia que ativem a circulação e relaxem a musculatura, como elevar um pouco os pés, girá-los, apontar para cima e para baixo, esticar as pernas e os pés. Só isso no intervalo do almoço, por exemplo, já fará diferença no cansaço ao final do dia.
Afinal, pés descansados e sem dor ajudam e bastante na manutenção do bom humor e tranquilidade.