O que esperar na sua primeira consulta de pré-natal
Boas dicas para futuras mamães que estão iniciando a jornada da gravidez.
Suzana Ribeiro
Quer seu exame de confirmação da gravidez tenha sido uma grande surpresa ou um resultado esperado há um bom tempo, o acompanhamento obstétrico é imprescindível e deve começar o mais cedo possível. A primeira consulta geralmente é a mais abrangente, pois:
-
O/a médico(a) fará diversas perguntas para saber se a gravidez está exposta a algum risco.
-
Você provavelmente terá muitas dúvidas, principalmente se for a primeira gestação e pode levar uma lista de perguntas.
-
Também receberá uma série de instruções sobre o que deve ou não deve fazer nos próximos meses, como quais suplementos tomar e a forma ideal de se alimentar.
-
Uma bateria de exames será pedida. Além dos exames laboratoriais e de imagens, o/a obstétra a examina durante a consulta – pressão arterial, peso, exames ginecológicos e condição das mamas.
Advertisement
Por serem as consultas e exames de pré-natal tão importantes, o/a profissional escolhido também é uma escolha significativa, afinal, ele/ela será o/a principal responsável por sua saúde (depois de você mesma, é claro) nos próximos 9 meses! Seguem algumas dicas para avaliar o/a médico(a) durante a primeira consulta:
-
Informe-se sobre sua formação e cursos de especialização, práticas e postura em relação aos diferentes tipos de parto e uso de anestesia. Existem médicos(as) que preferem parto normal e outros que preferem cesáreas, é bom escolher um(a) que entenda e concorde com sua preferência, mas que esteja preparado para qualquer eventualidade.
-
Veja como se sente durante a consulta, se ele/ela transmite confiança, se faz perguntas suficientes para conhecer bem seu quadro clínico, se dá atenção à suas dúvidas, se explica bem, se é educado(a), gentil e bem humorado(a). Enfim, se você se sente bem sendo atendida por ele/ela.
-
Verifique a disponibilidade dele(a) realizar seu parto, se não pretende viajar na mesma época, se cobra taxa pela disponibilidade e quanto, e em quais hospitais/maternidades atende. Você pode escolher fazer o parto com os médicos de plantão, mas provavelmente se sentirá mais segura e mais bem atendida se puder contar com seu/sua médico(a) nesse momento crucial.
Além das consultas de pré-natal, você pode se beneficiar participando de cursos para gestantes e maridos de primeira viagem. Eles são oferecidos em muitas clínicas de saúde, hospitais e entidades relacionadas. Seu objetivo é aumentar o conhecimento dos casais, esclarecer dúvidas e amenizar a ansiedade normal desse período tão especial e emocionante.