Seja feliz: 20 atividades cientificamente comprovadas que lhe deixam mais feliz
Muitas pessoas ao tentarem ser felizes colocam seus esforços nas coisas erradas. Estas 20 atividades são cientificamente comprovadas e farão você mais feliz.
Frank Clayton
Somos ensinados que se tivermos sucesso, então seremos felizes. A ciência provou que isso funciona exatamente ao contrário. Pessoas felizes são mais produtivas, resilientes e têm maior sucesso. Elas não são melhores apenas em conseguir bons empregos, mas em mantê-los também. Pessoas felizes são mais saudáveis e têm amizades mais fortes.
A Psicologia positiva está redefinindo o conceito do sucesso vir antes da felicidade: se nós somos felizes, então temos sucesso. Como terapeuta, especialista em psicologia positiva e professor de Felicidade 101 (curso que utiliza técnicas científicas para desenvolver hábitos de felicidade) durante os últimos 5 anos, eu já vi muitas, muitas pessoas tendo dificuldade para serem felizes. A maioria das pessoas está concentrando seus esforços no lugar errado. Elas perseguem a cenoura e mesmo quando conseguem alcançá-la não ficam satisfeitas. Curiosamente, elas estabelecem uma nova meta. Como Dorothy no Mágico de Oz, a habilidade de serem felizes estava em sua frente o tempo inteiro.
Se você realmente quer ser bem-sucedido, esforce-se em ser feliz agora, e o sucesso virá. Mas como? Os pioneiros da Psicologia Positiva, Barbara Fredrickson e Sonja Lyubomirsky apresentam em seus livros, Positividade (Positivity) e Como ser feliz (The hows of Happiness), 20 atividades (cientificamente comprovadas) que trazem felicidade. Algumas dessas sugestões têm características infantis. Na verdade, essas atividades são eficientes também para encorajar crianças a serem felizes também.
-
Esteja aberta. Desenvolva curiosidade e apreço pelos eventos em que participar. Procure o que há de bom neles.
-
Encontre natureza próxima a você. Encontre consolo em seu belo país.
Advertisement -
Use seus pontos fortes. Ao invés de desejar que você fosse melhor em algo, descubra seus pontos fortes e use aquilo que tem.
-
Discorde de seus pensamentos negativos. “Isso não vai funcionar!” Sim, vai! Isso foi provado cientificamente.
-
Desenvolva distrações. Elas ajudam a passar por tempos difíceis.
-
Crie amizades de qualidade. “Não há felicidade na solidão.” Ed Diener.
-
Pratique a espiritualidade. Sentir-se conectado com um poder superior pode trazer conforto, inspiração, paz e serenidade.
Advertisement -
Atividades calmas. Fazer algo que faz você esquecer de tudo e perder a noção do tempo cria felicidade e ajuda a lidar com a dor.
-
Medite profundamente. Isso acalma, centra e desenvolve atenção.
-
Meditação no amor e na bondade. Uma meditação fácil e poderosa para amar mais a si mesmo e aos outros.
-
Exercícios físicos. Liberam oito diferentes tipos de substâncias químicas no organismo que fazem você se sentir bem.
-
Cultive a bondade. Cientistas comprovaram que a bondade se espalha como um vírus. Seja contagiado!
Advertisement -
Saboreie as coisas boas da vida. Se você conseguir aproveitar as coisas pequenas, terá motivo para ser feliz todos os dias.
-
Faça da gratidão um hábito. Quando você faz da gratidão um hábito, aquilo que você aprecia, você atrai.
-
Evite comparação social. Às vezes comparar pode nos inspirar, mas na maioria das vezes isso nos deprime e nos desanima.
-
Visualize o futuro. Vá em frente, sonhe. É mais brilhante e melhor do que você pensa.
-
Perdoe. Dizem que perdoar é algo divino, mas ninguém nos ensinou como – até agora.
Advertisement -
Cultive o otimismo. Você acha que as pessoas nascem otimistas? Otimismo pode ser aprendido e é fácil quando se sabe como.
-
Trabalhe em suas metas. Desfrute, não só ao passar pela linha de chegada, mas a jornada até chegar lá.
-
Aprenda a cooperar. Tenha confiança em seu kit pessoal de preparação para emergências emocionais.
Como saber quais dessas atividades são certas para você? Lyubomirsky sugere uma autoavaliação para responder a essa pergunta, mas a maioria das pessoas consegue usar sua intuição para descobrir quais atividades são boas para elas. Pergunte a si mesmo se a atividade é algo que vem naturalmente para você, que você desfruta e valoriza. Se for algo que você faria somente por culpa, ou porque alguém espera que você o faça, provavelmente não é a coisa certa para você.
Mesmo que descubra exatamente quais atividades são certas para você, se você repetir a mesma atividade o tempo todo, ela pode perder o sentido. Assim como comer sua comida favorita pela manhã, na hora do almoço e à noite, você logo enjoaria da mesma comida. Experimente várias diferentes atividades para manter sua felicidade renovada e vibrante.
Todos queremos ser felizes. Temos momentos de felicidade, mas parece que não conseguimos mantê-los. Até mesmo tentar explicar isso é complicado. Porém você pode ser feliz ao descobrir o que a felicidade é para você e aplicar o esforço correto no lugar e na hora certa. Para fazer isso, acorde. Encontre aquilo que funciona e o que não funciona. Aprenda a ser feliz agora e busque o sucesso.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Get happy: 20 scientifically proven happiness activities, de Frank Clayton.