9 coisas contagiosas que você nunca imaginou

Não são exatamente doenças, mas você pode pegar ou passar algumas coisas que você nem imagina.

Stael Ferreira Pedrosa

Essas “coisas” não são passadas por germes, mas às vezes a linguagem corporal, expressões faciais e até o cheiro corporal podem contaminar.

Aqui estão 9 coisas que você pode passar ou pegar de alguém:

1. Coceira

Um estudo de 2012 na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, revela que ver uma pessoa coçar-se ativa as mesmas áreas do cérebro envolvidas na percepção física de coceira, provavelmente por causa de nossas tendências empáticas. Se você não quer ficar se coçando, evite olhar para alguém que esteja fazendo isso.

2. Falta de ar

Outro estudo em Fisiologia da respiração e Neurobiologia indica que também devido às nossas tendências empáticas, estamos propensos a prender a respiração quando alguém o faz, ou mesmo sentir falta de ar ao observar alguém em uma crise de asma, por exemplo. Portanto evite ficar perto de quem esteja com falta de ar, pois esse é um impulso involuntário e muitas vezes imperceptível.

3. Medo

Segundo pesquisadores, o medo é contagiante provavelmente devido a uma necessidade humana de alertar a outros de perigos iminentes. Muitas vezes “pegamos” o medo de alguém através do cheiro do suor, sem percebermos. Estas sugestões podem preparar-nos para o perigo potencial, diz a Dra. Lilianne Mujica-Parodi, professora de engenharia biomédica. A prevenção é tentar controlar os sentimentos de medo tão logo sejam percebidos através da respiração calma e profunda que controla a ansiedade.

Advertisement

4. Estresse

Assim como o medo, o estresse se espalha rapidamente entre as pessoas. Em uma pesquisa da Social Cognitive & Affective Neuroscience, as pessoas tornaram-se mais alerta quando expostos ao odor indetectável do suor de uma pessoa estressada.Evite as pessoas estressadas o máximo possível, ou tente ficar calmo diante delas.

5. Objetivos

Estudos comprovam que ver as metas e objetivos de outra pessoa pode nos fazer querer as mesmas coisas. Essa é uma espécie de atalho que a mente toma para aprender algo através da experiência alheia – “o que é bom para o outro, deve ser bom para mim”. Se forem só as metas, não há problema, mas estudos indicam que tendemos a querer o que pertence aos outros também.

6. Solidão

O sentimento de se sentir isolado pode ser assimilado no convívio com pessoas que o têm. “A solidão torna as pessoas mais negativas, irritadas e na defensiva, como maneira de proteger-se em um ambiente hostil. Pessoas que se sentem assim tendem a tratar os outros de maneira agressiva e o comportamento passa para o agredido que tende a repeti-lo com outros”, diz John T. Cacioppo, PhD, professor e diretor do Center for Cognitive Neuroscience e Social da Universidade de Chicago. É muito comum no trabalho ou nas hierarquias. Tente reconhecer o comportamento e não passá-lo adiante.

7. Nojo

Assim como o medo e o estresse, foi comprovado cientificamente que o sentimento de asco que é assimilado por aqueles que estão expostos ao cheiro corporal da pessoa que sente nojo, é uma tentativa inconsciente de o indivíduo alertar ao grupo sobre perigos iminentes como mau cheiro, produtos químicos ou tóxicos no ar. Preste atenção a esse sentimento, ele pode ser um bom sinal de alerta.

8. Negatividade

Assim como o humor e as emoções, os vícios de pensamento também podem ser passados. O negativismo ou a tendência de ver as coisas piores do que são podem contaminar as pessoas ao redor. Em um estudo feito com companheiros de quarto em uma universidade, constatou-se que os novos estudantes costumavam assimilar o comportamento de seus companheiros de quarto. Tanto o comportamento positivo quanto o negativo. Blinde-se contra a negatividade dos outros desenvolvendo pensamentos positivos.

Advertisement

9. Alegria

A alegria talvez seja o sentimento mais contagiante de todos. Estudos apontam que não é necessário alguém estar em contato com os cheiros de outra pessoa para “pegar” alegria. Basta olhar a pessoa, ainda que pela TV. “Nossas emoções podem rapidamente e sutilmente ser transmitida para outras pessoas, mesmo que seja não intencional”, diz Guillaume Dezecache, PhD na Universidade de St. Andrews, Escócia. Segundo ele, um único funcionário alegre pode espalhar sentimentos de cooperação e reduzir conflitos no local de trabalho.

Com este sentimento sim, é bom contagiar-se. Associe a outras pessoas alegres e tornem o ambiente melhor.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.