Por que sua dieta está fazendo você engordar

Você se esforçou a semana toda, no sábado sobe na balança e o ponteiro ri de você. O que deu errado?

Stael Ferreira Pedrosa

Certa vez li uma tirinha do Garfield. Nela ele tem diante de si uma caixa de bombons dietéticos e a come inteira; no quadrinho seguinte ele diz sorridente: “mais duas dessas e eu fico magríssimo”.

O pior é que tem gente que pensa assim. Exageros à parte, existem muitos erros na dieta que não são tão perceptíveis. Emagrecer – e permanecer magro – é mais uma questão de mudar hábitos do que de fazer uma dieta. O ideal é uma reeducação alimentar que possa ser mantida por toda a vida e não uma dieta que emagreça, pois o sobrepeso volta junto com o retorno aos hábitos errados. Por isso evite:

Fazer dieta por conta própria

Fazer dieta por conta própria é um problema, pois as pessoas, por não conhecerem exatamente como os alimentos são metabolizados ou não terem uma clara visão do que é diet e light, podem cometer erros que as farão engordar ao invés de emagrecer. Um exemplo clássico é parar de jantar, ou substituir alimentos comuns por dietéticos. Procure um médico ou nutricionista para uma reeducação alimentar.

Parar de jantar

Imagine que seu corpo seja uma conta bancária onde você deposita dinheiro todos os dias e ela está sempre “gordinha”. Então você gasta à vontade, compra tudo o que quer e continua movimentando sua conta, depositando mais dinheiro todos os dias. De repente, sua fonte de renda diminui e você já não pode gastar seu dinheiro à vontade. Sua conta começa a emagrecer. O que você faz? Diminui os gastos e começa a economizar. Nosso corpo faz a mesma coisa. Quando a entrada de alimentos diminui, ele começa a poupar. Então passamos a queimar menos calorias. É uma maneira do corpo se preparar para tempos difíceis.

Para que isso não aconteça não devemos suprimir nenhuma refeição. Comer menos e mais vezes, pequenas porções a cada três horas, “engana” o metabolismo e faz o corpo sentir que tem bastante e pode continuar a gastar.

Advertisement

Usar alimentos diet e light

Outro erro comum é pensar que se é diet, pode ser consumido à vontade. Não seja um Garfield. Embora ajudem a ingerir menos calorias, os alimentos dietéticos são produzidos para pessoas com restrições alimentares como os diabéticos. Os alimentos light têm supressão ou redução de algum nutriente, como o açúcar, mas nem sempre são de baixa caloria ou isentos de carboidratos. O chocolate diet, por exemplo, pode ser mais calórico que o comum. O correto seria comer chocolate comum moderadamente, de vez em quando apenas.

Refrigerantes light ou diet têm alto índice de sódio (sal) e se consumidos em excesso podem fazer o corpo reter líquidos e subir os ponteiros da balança. Deixe os refrigerantes de lado e tome sucos de frutas , chás de ervas (moderadamente) e muita água. Uma advertência: Chás podem ter efeitos colaterais.

Alimento Diet, light e zero: Entenda a diferença

Comer frutas à vontade

Frutas contêm frutose que é um açúcar. Todos sabem que açúcar engorda. Então pode estar aí o seu erro. Coma frutas sim, todos os dias, mas divida-as em porções e coma três porções pequenas ao longo do dia.

Comer saladas à vontade

Comer saladas é ótimo para a saúde e muito apropriado para nosso clima. Mas, cuidado, a salada pode estar sabotando sua perda de peso. Temperos como molhos gordurosos, maionese, azeite em excesso podem estar “engordando” sua salada. Tempere-a com pouco sal, limão e um pouco de azeite extra virgem. Vinagre de maçã também ajuda a emagrecer. Outro erro comum é acrescentar alguns itens “gordos” a sua salada: queijos, presunto, batata palha, abacate, azeitonas ou croutons. Vá bem devagar com qualquer destes últimos itens.

Advertisement

Comer só saladas

A restrição a um só tipo de alimentos é prejudicial, pois pode causar desnutrição. Saladas apenas não fornecem os aminoácidos necessários ao organismo que vêm da carne, nem as vitaminas que vêm das frutas. Além do mais ninguém aguenta passar muito tempo só comendo saladas. O que pode acontecer é você ter um “atracón” com o primeiro bolo de chocolate que cruzar o seu caminho.

Dicas de nutricionista

  1. Faça 5 a 6 refeições todos os dias, incluindo três porções de frutas, três de laticínios, cinco de verduras ou legumes e duas de carne magra.

  2. Beba bastante água – mínimo 8 copos por dia

  3. Faça exercícios regularmente – mínimo 40 minutos, 3 vezes por semana

  4. Reduza os carboidratos – Diminua bastante os carboidratos simples: açúcar, balas, doces, pão branco, etc. Prefira os carboidratos complexos como os alimentos integrais, mas moderadamente.

    Advertisement
  5. Evite bebidas alcoólicas.

Tenha em mente que ser saudável é mais importante que ser magro. Seu tipo físico pode não ser o de um modelo de passarela, então aceite isso. Busque a saúde que a beleza virá.

10 maneiras de cortar calorias de sua dieta diária

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.